Vitamina C: efeitos, fontes, deficiência, pra que serve?

Vitamina C: efeitos, fontes, deficiência, pra que serve?

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma das vitaminas hidrossolúveis mais conhecidas. Sua reputação é, sem dúvida, proporcional às muitas funções que assume dentro do corpo humano.

O que é vitamina C?

Como todas as vitaminas, a vitamina C, ou ácido ascórbico, é um ácido orgânico que não é sintetizado pelo corpo, mas é essencial. De fato, a vitamina C é, de certa forma, um composto hidrossolúvel multifuncional, já que está envolvido em muitos mecanismos metabólicos.

Assim, o ácido ascórbico tem uma ação antioxidante particularmente eficaz graça, em especial, à sua capacidade de capturar radicais livres. A vitamina também mostra ser uma perfeita fortaleza contra-ataques virais e bacterianos, enquanto aparece como parte essencial do processo de absorção de ferro. Além disso, tem um poder protetor nas paredes dos vasos sanguíneos e propriedades curativas muito importantes.

Quais são as doses diárias recomendadas?

Na França, a ingestão diária recomendada é idêntica para homens e mulheres, ou seja, 93 mg / dia. Apenas a idade e algumas exceções são parâmetros que podem aumentar as necessidades diárias. Esse é o caso, por exemplo, de crianças de 3 a 17 anos cuja ingestão deve chegar a 77 mg / d.

Atletas emulheres grávidas também têm necessidades aumentadas em comparação com as recomendações médias, uma vez que são, respectivamente, de 1000 mg e 80 mg por dia. Também é possível aumentar sua ingestão por alguns dias para combater mais eficazmente uma infecção.

Quais são os riscos da deficiência de vitamina C?

Diante da versatilidade dessa vitamina, até mesmo um pequeno déficit pode ter repercussões significativas na saúde. Na França, deficiências moderadas em ácido ascórbico não são incomuns e permanecem relativamente fáceis de serem detectadas pelo médico, porque elas se manifestam por sintomas característicos: astenia, sensibilidade a vírus e bactérias, difícil cicatrização, dor nas articulações, anorexia, emagrecimento ...Geralmente, é uma dieta desequilibrada e não diversificada que causa a deficiência de vitamina C, embora algumas condições digestivas, como a gastrite, também possam explicá-la.

Leia também
Você conhece o cosplay de pobre ou "cospobre"? Confira essa moda épica e divertida!

Quais alimentos contêm vitamina C?

Para satisfazer as necessidades diárias de vitamina, é necessário consumir aproximadamente 500 g de frutas e vegetais. Você deve saber que frutas, e mais especificamente as cítricas e frutas vermelhas, são as mais ricas em ácido ascórbico, bem na frente de vegetais. Para ter certeza de se beneficiar de toda a ingestão nutricional necessária, é aconselhável ingerir um pouco desses alimentos na forma crua, pois o cozimento deteriora as vitaminas.

Quais doenças estão relacionadas ao ácido ascórbico?

Deficiência de vitamina C pode causar escorbuto. Essa antiga patologia dificilmente existe na França, pois os déficits deletérios se tornaram muito raros. Muitos produtos agroalimentares são enriquecidos com vitamina C para reduzir significativamente o risco de desenvolver escorbuto na população.

Você deve saber que essa doença grave pode ter consequências importantes, uma vez que pode causar hemorragias, edema maciço, afrouxamento dos dentes ou até morte.

• Pedro Souza