Sextorção: a nova ameaça que chega por e-mail

Sextorção: a nova ameaça que chega por e-mail

Apesar das tentativas de extorsão online já não serem novidade, a "sextortion" é a mais recente e traz uma novidade alarmante. 

Na burla mais recente, as vítimas recebem um email de alguém que afirma ter hackeado os seus computadores e usado as webcams para gravar vídeos comprometedores, ameaçando partilhar as imagens com todos os seus contatos, caso não haja um pagamento de um resgate em Bitcoins.

Nos últimos meses foram muitas as pessoas que receberam estas mensagens de correio eletrônico apresentando no título uma das suas palavras-passe, e que por sinal é verdadeira. 

Assim que abre depara-se com uma ameaça de extorsão sexual. Trata-se afinal de uma burla, mas com o receio do que possa acontecer com as passwords expostas, há pessoas a ceder à extorsão e a pagar.

Leia também
Um submarinho volta à superfície nas ruas de Milão para uma campanha

Alguns destinatários deste esquema concluíram, entretanto que a password incluída no email era antiga e que já não estava em uso, mas para aqueles que têm a mesma senha há anos o esquema pode parecer mais real, de acordo com o blog Krebs on Security.

Para maior segurança o ideal nestes casos é atualizar as suas passwords e adotar o sistema de autenticação de dois fatores. 

O FBI e a Polícia Judiciária aconselham também a não enviar imagens comprometedoras e a ser cauteloso em relação a anexos enviados por pessoas desconhecidas. Acima de tudo, aconselham também a não pagar qualquer resgate. 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações