Petição pede o fim dos Air Max 270 em razão de um detalhe "ofensivo"

Petição pede o fim dos Air Max 270 em razão de um detalhe "ofensivo"

A Nike está novamente no centro de uma polêmica que não para de crescer nas redes sociais. A empresa está sendo acusada, na verdade, de ter utilizado o nome de Allah em seu par de tênis Air Max 270.

Há duas semanas, uma mulher chamada Saiqa Noreen lançou no site change.org uma petição contra a marca Nike. A Internauta pede que a companhia retire o modelo Air Max 270 do comércio. Na petição, podemos ler que os sapatos são considerados como "ofensivos", pois o nome de Allah estaria escrito em árabe embaixo da sola.

Leia também
Faxineira faz bela surpresa ao seu patrão

Para Saiqa Noreen, tal inscrição é um "escândalo". A britânica que vive em Birmingham acredita que o nome de Deus será "certamente pisado, batido com chutes e sujo com terra e até com outros tipos de sujeira" por ser um par de tênis. "É desrespeitoso, extremamente ofensivo para os muçulmanos e aviltante ao Islã", completou.

Sua petição já colheu perto de 19 000 assinaturas. Nas redes sociais e em algumas mídias anglo-saxãs, as chamas ao boicote da marca do famoso traço se multiplica. Não é a primeira vez que a Nike enfrenta esse tipo de acusação, de acordo com nossos colegas da HuffPost. Efetivamente, o modelo da Nike, Air Bakin, lançado em 1997 também foi objeto de polêmica por ter utilizado o nome de Allah em um logo em forma de chamas. Em seguida, o último foi substituído pelo logo clássico da Nike Air.

Nike responde às acusações

Contatado pelo site Today, a marca se defendeu de todas as acusações garantindo em primeiro lugar que ela "respeita todas as religiões". "Nós levamos a sério as preocupações dessa natureza. O logo Air Max foi feito para ser uma representação estilizada da marca Nike Air Max. Ele foi feito para refletir unicamente a marca Nike Air Max. Qualquer outro significado ou representação percebida não é intencional", completou um dos encarregados. Como esse caso já aconteceu no passado, a Nike poderá então, muito em breve, mudar o logo da marca Air Max.

• De Freitas Agostinho
Sem Internet
Verifique suas configurações