Esse trem vietnamita passa dentro da cidade bem próximo das casas

Esse trem vietnamita passa dentro da cidade bem próximo das casas

Em Hanoí, capital do Vietnam, as ferrovias ficam situadas em pleno centro velho da cidade. Não precisa nem dizer que é melhor ter cuidado quando o trem anuncia sua chegada!

Visualize a cena, você está tranquilamente em frente a sua casa aproveitando do ar fresco ou então conversando com o seu vizinho da frente quando, de repente, um trem passa no meio da rua! Inimaginável, não é? Bom, no Vietnam isso todavia pode acontecer...

Duas vezes por dia, esse trem passa a apenas poucos centímetros das casas nesse bairro em Hanoí. Uma situação que poderia incomodar, ou até mesmo ser perigosa, mas os habitantes souberam se habituar a ela.

Assim, eles aprenderam a não se aventurar tanto pelas ruas nas horas de chegada e evitar de ficar andando com as coisas ou com seus veículos (scooter, mobiletes, bicicletas, etc.), em frente às suas casas para não atrapalhar a passagem do trem, e sobretudo para não danificá-los. Contudo, as imagens ainda são impressionantes.

Muitos turistas testemunharam a passagem desse trem, "Às 16 horas e às 19 horas, todos os dias, você nota repentinamente que as pessoas entram em suas casas. Onde as crianças brincam e as mulheres descascam legumes, o barulho é de repente substituído por um som metálico", explica Adam Armstrong, um turista que foi a Hanoí. Imaginamos que isso deve surpreender quando não se tem o hábito...

• Bruna Moura
Leia mais