Varizes: sintomas, causas, tratamento, o que são?

Varizes: sintomas, causas, tratamento, o que são?

As varizes são usadas para descrever veias visíveis ou elevadas sob a superfície da pele. Particularmente inestéticas, geralmente revelam uma insuficiência venosa que deve ser objeto de cuidados médicos para evitar complicações.

O que são as varizes?

Relativamente frequente na população adulta, as varizes geralmente aparecem nas pernas, embora também possam ocorrer na vulva ou no escroto. Além disso, são uma das principais manifestações da insuficiência venosa.

São permanentes e causam sintomas mais ou menos importantes dependendo da profundidade da veia impactada. Na grande maioria dos casos, são as veias superficiais (veias safenas) que são afetadas. Apenas uma pequena minoria dos pacientes tem veias varicosas que afetam as veias profundas. Nesse caso, estamos falando da flebite.

Quais são os sintomas das varizes?

As manifestações clínicas das veias varicosas são visíveis desde que elas assumem a aparecem de varicosidades sob a superfície da pele. As veias varicosas apresentam uma coloração azulada. Elas podem ser mais ou menos salientes. Geralmente, a insuficiência venosa, que está na origem, causa vários sintomas:

- formigueiro,

- sensação de peso,

- cãibras,

- edema nos pés e tornozelos,

- coceira...

Muitas vezes, esses sinais pioram ao longo do dia, para atingir seu pico à noite.

Quais são as causas das varizes?

As varizes podem ter múltiplas causas, embora a maioria delas tenha antecedentes genéticos. De fato, a insuficiência venosa tem uma grande dimensão hereditária. O simples fato de ter um ou ambos os pais terem varizes aumenta muito o risco de desenvolver o problema.

Também deve ser notado que as mulheres são muito mais suscetíveis que os homens a esse tipo de evento venoso. Mas o modo de vida também parece ter uma grande influência na aparência das veias salientes. Excesso de peso, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, hipertensão ou exposição ao calor são importantes fatores de risco.

Quais são os tratamentos para varizes?

O manejo das varizes varia de acordo com a gravidade do ataque. Quando a insuficiência venosa permanece leve, usar meias ou calças de compressão é suficiente para reduzir os sintomas incômodos. As varizes podem ser tratadas com escleroterapia.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Trata-se de injetar uma substância nas veias em questão para esclerificá-las e, finalmente, promover sua reabsorção natural. Para casos maiores, o uso de cirurgia pode ser necessário.

Diversas técnicas operatórias são possíveis: venotomia, decapagem cirurgia hemodinâmica de insuficiência venosa, cirurgia venosa por endoscopia, cirurgia a laser...

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações