Vacinação: o que é, como funciona?
Vacinação: o que é, como funciona?

Vacinação: o que é, como funciona?

A vacinação é uma terapia preventiva visando a preparar o sistema imunitário contra uma doença infecciosa. 

Definição: o que é uma vacina?

A vacinação é uma terapia preventiva visando a preparar o sistema imunitário contra uma doença infecciosa. Ela consiste em introduzir agentes patogênicos enfraquecidos para estimular as defesas naturais do organismo. A vacina é uma das intervenções sanitárias mais eficazes e mais econômicas segundo a Organização Mundial da Saúde. Ela erradica ou limita muitas doenças infecciosas e salva a vida de 2 milhões de pessoas todos os anos. 

Como funciona uma vacina?

Em caso de infecção por um agente patogênico, os glóbulos brancos que circulam no nosso sangue defendem nosso organismo. Eles criam anticorpos, células "memória" que saberão reagir em caso de um novo ataque de um mesmo invasor. Neste período, o corpo pode ficar doente e apresentar os sintomas representativos da doença em questão. A vacinação é uma maneira de ativar a resposta imunitária do indivíduo antes que ele realmente seja tocado pelo agente patogênico. 

A vacina contém agentes patogênicos enfraquecidos que não são capazes de provocar a doença. O corpo dedica-se a destruir as células infecciosas e produzir células imunitárias de memória. Isto permite ao organismo de memorizar uma defesa contra um agente patogênico específico. É o que chamamos de imunização. 

Escrito por Raposo Gabriela

Sem Internet
Verifique suas configurações