Urticária: nervosa, colinérgica, sintomas e tratamento. Urticária tem cura?
Urticária: nervosa, colinérgica, sintomas e tratamento. Urticária tem cura?
Urticária: nervosa, colinérgica, sintomas e tratamento. Urticária tem cura?
Leia mais

Urticária: nervosa, colinérgica, sintomas e tratamento. Urticária tem cura?

A urticária é uma das principais causas de inflamação cutânea. Quase um quarto da população já teve urticária pelo menos uma vez na vida. Mas de onde surge a inflamação, como reconhecê-la e tratá-la?

O que é a urticária?

A urticária é uma erupção cutânea caracterizada por coceira e aparição de placas vermelhas salientes, chamadas “urticas”, que lembram queimaduras de urtiga.

A palavra urticária vem do latim urtica, ou seja, urtiga. Podem-se identificar vários tipos de urticária:

- a urticária aguda, que se caracteriza pelo surgimento em um período curto, indo de alguns minutos até algumas horas, e que dura menos de 6 semanas

- a urticária recorrente, na qual as lesões ressurgem de forma regular em áreas diferentes

- a urticária crônica, caracterizada por crises quase cotidianas, que duram mais de seis semanas

A urticária em si é mais um sintoma do que uma doença. Ela tem múltiplas origens e pode ser associada a outras doenças.

As causas da urticária

A urticária aparece como reação a um agente irritante externo que tenha sido ingerido ou que tenha entrado em contato com a pele. Após a exposição a esse agente, o organismo ativa certa categoria de glóbulos brancos que vão secretar diversas substâncias, especialmente a histamina. Essa molécula vai provocar uma reação em cadeia que vai resultar em coceiras e inflamações.

Os agentes irritantes podem ser alimentos, medicamentos, cosméticos, picadas de inseto, ou ainda produtos químicos. O elemento desencadeador também pode ser um fator físico como um atrito ou uma pressão forte sobre a pele, o frio, o sol (para o caso da urticária colinérgica), o calor ou um esforço. O estresse, irritabilidade e ansiedade também podem ser fatores para a urticária nervosa.

Todo mundo está sujeito à urticária, mas alguns fatores podem favorecer o seu aparecimento. Entre eles estão fatores genéticos, anomalias sanguíneas e algumas doenças sistêmicas (tireoidite autoimune, lúpus, linfoma, entre outras).

Sintomas: como reconhecer a urticária?

A urticária se caracteriza por uma erupção de placas vermelhas acompanhada de coceira. Pode ocorrer uma grande erupção ou várias pequenas. Muitas vezes, a lesão é extensa e inchada. A inflamação é geralmente maior ao redor da erupção cutânea e mais pálida no meio dela.

Algumas vezes ela não se limita à superfície da pele. Se a histamina e outros agentes inflamatórios são liberados nas camadas subcutâneas, o edema pode ser mais grave e a dor substitui as coceiras. Nesse caso, trata-se de um angioedema.

Tratamento: urticária tem cura?

Após o aparecimento de uma urticária, o médico vai tentar confirmar o diagnóstico realizando um exame clínico. Ele também irá tentar descobrir a causa para conseguir eliminá-la. Os tratamentos buscam aliviar os sintomas, agindo em diferentes pontos. No entanto, na maioria das vezes, a urticária aguda desaparece sozinha em algumas horas.

Ainda assim, um tratamento pode ser prescrito para evitar a reincidência. Ele consiste na eliminação dos fatores que desencadeiam a urticária, quando estes são conhecidos, e o uso de um anti-histamínico durante alguns dias. Eles irão reduzir os sintomas bloqueando a ação da histamina.

Em caso de urticária crônica, o tratamento será feito principalmente com anti-histamínicos, por um período que varia de pelo menos duas semanas até, na maioria dos casos, de dois a três meses, de acordo com as recomendações. Conforme a evolução dos sintomas, o médico pode aumentar as doses ou alterar o anti-histamínico.

Se após três meses ou mais os resultados forem satisfatórios e duráveis, o tratamento poderá ser progressivamente concluído. Em caso de angioedema ou de um choque anafilático, é indispensável se dirigir rapidamente a um hospital.

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações