Dezenas de ursos polares invadem cidade na Rússia

Dezenas de ursos polares invadem cidade na Rússia

Até mesmo um estado de emergência foi decretado depois da invasão dos animais. Aquecimento global é a causa.

Invasão em massa de ursos polares

A Rússia, assim como a Austrália, sempre é palco das notícias mais bizarras do mundo, sobretudo incluindo animais. Dessa vez, as ilhas Novaya Zemlya, localizadas no Oceano Ártico russo  foram invadidas por dezenas de ursos polares que estavam em busca de alimento. Segundo o canal de notícias da BBC, os ursos polares estão saindo de seu habitat natural para buscar comida, que está cada vez mais escassa devido ao aquecimento global. Os animais invadiram e reviraram casas e edifícios do assentamento russo Belushya Guba procurando alimento.

Ainda segundo o site de notícias, as autoridades afirmam que "os ursos não temem mais as patrulhas policiais ou os sinais usados para mantê-los afastados dos humanos, e que eles até mesmo cruzaram os terrenos da guarnição de defesa aérea local".

Uma declaração preocupante

Os ursos polares estão na lista dos animais mais vulneráveis e propícios a sofrerem uma total extinção segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Apesar deste fato, as autoridades russas afirmaram que, caso os meios não letais não forem efetivos para afastar os ursos da cidade, não restariam alternativas a não ser abater os animais. As sociedades protetoras dos animais já se mobilizaram e fizeram um apelo ao governo russo para que nenhum animal fosse morto, em qualquer circunstância.

Leia também
O fortão do colégio leva uma boa surra do mais fraco

Sucesso nas redes

Várias imagens e vídeos foram registrados, mostrando os ursos entrando nas casas e apartamentos e revirando todos os pertences dos moradores em busca de comida. Um vídeo divulgado pelo jornal russo Siberian Times mostra os ursos andando pelo assentamento e entrando nas casas dos moradores e os observando pelas janelas do lado de dentro. Um dos vídeos está fazendo o maior sucesso nas redes: no Twitter, o internauta Alec Luhn postou as imagens em seu perfil, e rapidamente viralizou. Na legenda, ele disse: Novaya Zemlya, na Rússia, está considerando um abate para repelir uma “invasão em massa” de ursos polares, como este no corredor da casa de uma jovem família. Cinquenta e dois ursos foram contados em Belushya Guba. Eles deveriam estar caçando focas no gelo marinho, mas o aquecimento global está os levando para a terra". Ainda não há nenhuma ordem do governo da Rússia para abater os mamíferos, e punições severas serão aplicadas a quem os matar de forma ilegal.

Busca por alimento

O pesquisador russo lya Mordvintsev afirma que os ursos estão atualmente migrando para o norte, mas resolveram entrar na cidade após serem atraídos por alimento, principalmente os que são descartados no lixo. Segundo ele, “Em comparação com anos anteriores, eles chegam à costa na parte sul do arquipélago, onde o gelo está mudando. Migram por meio de Novaya Zemlya em direção ao norte, onde o gelo é sólido”, disse o especialista. “É migração do sul para o norte. Eles estão permanecendo nesse local (perto de Belushya Guba) porque há um pouco de comida alternativa. Eles poderiam ter passado direto pela comida. Porém, como há lixeiras com dejetos comestíveis, eles param para se amontoar". Já imaginou você sair na rua e dar de cara com um imenso urso polar?

 

Fonte: BBC Brasil

Imagem: SIC 

• De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações