Uricemia: definição, como é feito, há algum risco?

Uricemia: definição, como é feito, há algum risco?

Uricemia é o nível de ácido úrico no sangue. A partir da decomposição das purinas pelo órgão do fígado, o ácido úrico é um desperdício do corpo. Sua avaliação é recomendada na detecção de muitas patologias.

O que é uricemia?

O ácido úrico é um produto metabólico perfeitamente normal, pois é um produto do processo que degrada as purinas. Por trás desse nome genérico, há um conjunto de moléculas de nitrogênio que participam de muitos mecanismos dentro do corpo, como a codificação genética das células. Eles são naturalmente eliminados quando essas células morrem.

Também é importante saber que as purinas podem ter origem alimentar porque estão presentes na carne, miúdos e conchas. O ácido úrico é normalmente filtrado pelos rins antes de ser evacuado pela urina, o que ajuda a mantê-lo a uma taxa normal. Mas às vezes sua concentração excede as normas indicativas, causando, de fato, repercussões na saúde do paciente.

As principais patologias causadas por um excesso de ácido úrico incluem gota, insuficiência renal, diabetes, leucemia, hemólise ou insuficiência respiratória aguda.

Como o exame acontece?

A dosagem do ácido úrico deve ser objeto de prescrição médica. O exame de sangue é geralmente realizado em um laboratório de análises médicas na cidade, mesmo que também possa ser realizado em um centro hospitalar.

A amostra de sangue é retirada de um paciente em jejum, uma vez que o nível de ácido úrico é susceptível de flutuação após as refeições. A punção venosa é realizada na curva do cotovelo. Os resultados são comunicados ao paciente em aproximadamente 24 horas. Eles serão considerados normais se atenderem aos seguintes padrões indicativos:

- 40 a 60 mg / l ou 240 a 360 umol / l em homens,

- 30 a 50 mg / l ou 180 a 300 μmol / l em mulheres,

- 25 a 40 mg / L ou 150 a 240 μmol / L em crianças.

Uricemia: quais são os riscos e contraindicações?

A uricemia não apresenta nenhum outro risco para o paciente do que o de um hematoma formado durante a coleta de sangue no local da punção. No entanto, esse hematoma é completamente benigno e desaparece naturalmente em apenas alguns dias. Além disso, não há contraindicações reais para realizar esse exame médico.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

No entanto, alguns medicamentos são capazes de variar a taxa. Esse é o caso, em particular, dos diuréticos que podem aumentar a concentração de ácido úrico ou aspirina que, em grandes quantidades, podem reduzir a uricemia.

Portanto, é essencial informar os técnicos de laboratório sobre o possível tratamento médico. Também é importante saber que o consumo de álcool também afeta essa taxa.

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações