O salto de quase um metro de um tubarão branco para devorar um pesquisador

O salto de quase um metro de um tubarão branco para devorar um pesquisador

Ele queria encontrar o animal para filmá-lo mais de perto, mas o que parecia tranquilo à primeira vista, mudou de cena: ele viu um grande tubarão branco que ia em sua direção, passando muitos poucos centímetros ao seu lado.

Embora a experiência que Greg Skomal tem com tubarões seja bastante extensa, o fato é que o susto que ele tomou desse tubarão branco provavelmente nunca aconteceu com ele antes.

Tudo aconteceu na semana passada, quando ele estava em uma viagem de pesquisa liderada pelo próprio Skomal ao Atlantic White Shark Conservancy. Foram alguns pescadores que deram o alarme ao avistar vários tubarões brancos na baía de Cape Cod. Então Greg, um especialista nesse animal como dissemos, pulou no mar para vê-los de perto.

Com um bastão simples e uma GoPro, Skomal foi ao púlpito do navio para poder mergulhar a câmera na água e assim poder capturar imagens do tubarão, mas o que ele conseguiu foi justamente o contrário. Sob essas águas escuras, foi o animal que encontrou o cientista e se lançou em sua direção com a boca aberta, pronto para dar uma boa mordida. Veja por você mesmo no vídeo!

As reações de Greg Skomal sobre o salto do tubarão

Não é a primeira vez que vemos um grande tubarão branco saltar da água com uma grande altura, mas o tremendo salto de um metro e meio deste tubarão na costa da Baía de Cape Cod é digno do filme Jaws, que foi filmado nesse mesmo lugar.

O momento desta ação foi gravado pelo capitão do navio e o vídeo correu como pólvora pelas redes sociais. As mandíbulas do animal estavam muito próximas dos pés do cientista. "Do nada, olhei para baixo e vi a boca aberta de um tubarão branco olhando diretamente para mim, literalmente a menos de um metro do púlpito", disse Greg Skomal ao Boston Globe. "Foi uma experiência muito intensa", acrescentou.

Quais foram as intenções do tubarão? Para Greg, há duas opções. Um delas é que ele agiu em legítima defesa: "talvez mostrar os dentes antes de fugir fosse o jeito de se defender, parte de mim acredita que foi o que aconteceu".

Leia também
Um grande tubarão branco ataca uma jaula de mergulhadores na África do sul

A outra teoria é que ele claramente pretendia comê-lo, mas acrescentou uma pequena nuance: "o animal estava em modo de caça". Ele podia interpretar meu reflexo, minha sombra ou o que quer que fosse através da água como uma presa em potencial, e é por isso ele se lançou em minha direção".

Para o cientista marinho, esta foi, sem dúvida, uma das melhores experiências de sua vida. "Nem todo mundo pode dizer que um tubarão branco saltou em sua direção quando estavam em um púlpito a um metro da água", diz Skomal, que nunca se cansa de ver as imagens repetidas vezes. E ele nunca achou que sua vida estivesse em perigo: "aquele púlpito é muito resistente", como uma gaiola externa, ele explicou.

• Marcos Silva
Leia mais