Mergulhadores nadam com um dos maiores tubarões jamais visto

Mergulhadores nadam com um dos maiores tubarões jamais visto

O tubarão-branco gigante pe uma fêmea e foi filmada por mergulhadores. O animal é extraordinário.

Um animal extraordinário

Quando pensamos em algum destino para as férias dos sonhos, já imaginamos algum lugar de beleza exuberante, talvez com uma praia e sol com a água do mar ou oceano perdendo-se de vista no horizonte. Um dos lugares que mais recebe turistas no mundo é o Havaí, destino de temporadas de férias e passeios, local em que os visitantes são atraídos pelas praias e paisagens paradisíacas.

Mesmo com toda essa beleza, é sempre bom ficarmos atento com os perigos que podemos encontrar; além de magnífico, o Havaí também oferece riscos caso não formos cuidadosos. A ilha é também o destino e local de moradia de muitas criaturas exóticas, e nem todas elas são amigáveis. É relativamente comum avistar seres marinhos nas águas azuis e cristalinas da região, como os tubarões por exemplo.

Leia também
Ataque de tubarão branco é filmado na Austrália

Um grupo de mergulhadores estava capturando imagens da beleza do fundo do oceano e estavam tentando tirar fotos de tubarões-tigre quando deram de cara com um imenso tubarão-branco. E eles não perderam tempo: começaram a gravar o animal em seu habitat natural enquanto ele nadava tranquilamente pelas águas. Nas imagens, fica clara a diferença de tamanho do imenso tubarão comparado ao ser humano. Ao que tudo indica, o bicho é um tubarão fêmea de mede mais de 6 metros de comprimento e já é um conhecido dos pesquisadores. Trata-se do maior tubarão-branco do mundo, apelidado pelos pesquisadores de "Deep Blue": o tubarão fêmea já conta com 50 anos de idade e seu tamanho é bastante destoante dos animais da mesma espécie, e foi por esse motivo que ela chamou a atenção dos biólogos.

Um reencontro

Em uma outra ocasião, Deep Blue já havia sido avistado nas águas do México e foi registrado pelos pesquisadores responsáveis na época. O mais recente encontro então, é na verdade um reencontro pois a tubarão não é visto desde 2013. A pesquisadora especializada em tubarões Melanie Hutchinson, da Universidade do Havaí, conduzia as pesquisas por tubarões-tigre quando foi surpreendida pelo gigantesco tubarão-branco. Segundo ela, foi "uma surpresa divertida ver essa grande senhora", disse a bióloga para o veículo de notícias KHON2. Deep Blue foi avistada enquanto se alimentava de uma carcaça de baleia cachalote, a 9 metros da costa havaiana. Uma das mergulhadoras que filmaram a tubarão disse que a barriga do animal estava com um tamanho um pouco desproporcional, um pouco maior que o normal; sendo assim, há a possibilidade de ela estar esperando filhotinhos. Ou, como disse a mergulhadora em sua postagem no Instagram, ela estava "muito cheia de comer baleia".

Assim como os tubarões da Groenlândia, a aparição de um tubarão branco deste porte é extremamente rara. 

Sucesso também nas redes sociais

Além dos noticiários, Deep Blue também fez sucesso em todas as redes sociais. No instagram, as fotos e vídeos das mergulhadoras que a avistaram fez um tremendo sucesso, acumulando milhares de curtidas de internautas do mundo todo, chocados com o tamanho do animal. Mas não pense que acabou: Deep Blue tem também um perfil só seu no Twitter, onde são postadas notícias sobre sua saúde a os últimos locais em que ela foi vista. Para os interessados em seguir e ficar antenado nesse maravilhoso gigante das águas, o seu nome de usuário é @Deep_Blue_Shark! 

(Fonte: G1 /Imagem: @juanSahraks)

• De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações