Este tubarão estava encalhado na praia e a causa de sua morte deixou todo mundo chocado

Este tubarão estava encalhado na praia e a causa de sua morte deixou todo mundo chocado

Em uma praia nas Maldivas, especialistas descobriram um tubarão encalhado na praia. Eles foram rápidos para identificar a causa de sua morte - e não foi devido a um predador como todos poderiam esperar.

Todos sabemos que os tubarões são um dos predadores mais poderosos do mundo; mas mesmo eles podem às vezes se tornar vítimas de sua própria gula. Isso é o que os especialistas descobriram depois de fazer uma descoberta inesperada em uma praia nas Maldivas, no Oceano Índico.

Eles foram chamados depois que jardineiros de um resort turístico no Atol de Baa encontraram um tubarão encalhado. O tubarão, ainda vivo, estava se contorcendo na areia, mas quando os especialistas chegaram, já estava morto.

Um exame rápido foi suficiente para identificar sua espécie, um tubarão-limão. Eles também conseguiram rapidamente identificar a causa de sua morte - o predador de um metro de comprimento tinha um baiacu preso em sua boca.

Presa indigesta

Os tubarões-limão são visitantes assíduos de uma lagoa no Atol Baa, que também abriga uma grande população de baiacus. No entanto, a bióloga marinha Lauren Arthur nunca havia presenciado tal cena, explicou ela ao site LiveScience.

O problema é que o baiacu foi uma presa muito ruim para se engolir. Isso ocorre porque os baiacus inflam seus corpos quando se sentem ameaçados, atingindo várias vezes seu tamanho original. Isso, além de suas espinhas afiadas, faz deles um perigo particular e real para os tubarões.

Segundo o biólogo, provavelmente foi isso que aconteceu na situação. O tubarão tentou engolir o peixe, que inchou rapidamente e ficou ‘entalado’ entre a garganta e a boca do tubarão por causa de seus espinhos.

Sufocado por sua presa

Os tubarões normalmente são capazes de vomitar para cuspir um alimento indesejado ou em excesso. No entanto, isso obviamente não funcionou bem para este tubarão. É até provável que, ao tentar fazê-lo, os espinhos do baiacu tenham entrado ainda mais nas mandíbulas do tubarão, condenando-o à morte certa.

O baiacu inflou seu corpo e bloqueou o fluxo de água através de suas guelras, fazendo com que o tubarão se sufocasse. Na falta de equipamento mais apropriado, Lauren Arthur não poderia aprender mais sobre o “azarado” ou limpar sua presa. Logo, o eles acabaram enterrando o tubarão na ilha.

Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

Confira o vídeo para ver como o pescador descobriu o tubarão, bem como imagens sombrias da cena!

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações