Triscaidecafobia: tratamento, sintomas, o que é isso?

Triscaidecafobia: tratamento, sintomas, o que é isso?

Triscaidecafobia é caracterizada por um medo irracional e excessivo do número 13. É uma fobia prevalente na sociedade, em diferentes graus. Apenas requer tratamento em suas formas mais severas.

O que é triscaidecafobia?

A triscaidecafobia é um transtorno de ansiedade causado por um medo exagerado do número 13. Suas manifestações podem ser mais ou menos problemáticas de acordo com sua intensidade. Dependendo do caso, o triscaidecafóbico fica angustiado no dia 13 do mês, especialmente se for uma sexta-feira 13 (note que a fobia de sexta-feira 13 é chamada parascavedecatriafobia), mas também pode recusar por exemplo, ficar no quarto 13 de um hotel.

Dito isto, esta fobia é tão generalizada que muitos hotéis não têm um quarto 13... O triscaidecafóbico também pode recusar um jantar ou um passeio com amigos que formes 13 pessoas. Nas formas mais severas, seu medo dos 13 chega à obsessão: ele pode fazer cálculos sobre qualquer assunto para nunca chegar ao número 13, ele também pode se recusar a sair de férias, como por exemplo, no dia 7 de junho, porque 7 + 6 = 13.

Os sintomas da triscaidecafobia

Os sintomas da triscaidecafobia podem ser vistos pelo número 13 ou sua mera citação. O principal deles é um medo incontrolável, que pode ser acompanhado de palidez, sudorese, vertigens, palpitações, hiperventilação...

O triscaidecafóbico também pode fugir o mais possível do objeto de seu medo ou, ao contrário, ficar paralisado. O desmaio é possível, mas é mais raro.

Causas da triscaidecafobia

O medo do número 13 está fortemente ancorado em vários países ocidentais. Parece ter suas origens em vários fatos históricos e religiosos que, ao longo dos séculos, associaram o número 13 ao infortúnio.

Na religião cristã em particular, o número 13 foi comparado ao martírio de Jesus: eles tinham 13 pessoas à mesa durante a última refeição que precedeu a traição de Judas. Podemos também mencionar a execução do grande mestre dos Cavaleiros Templários, Jacques de Molay, sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Segundo a lenda, ele amaldiçoou a família real ao longo de 13 gerações antes de morrer...

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Nota: algumas partes do mundo, como a Ásia, são menos afetadas pela triscaidecafobia. Em contraste, tetrafobia (medo do número 4) é bastante comum no Japão, China, Taiwan e Coreia. Por quê? Porque o número 4 é pronunciado da mesma maneira que a "morte" nesses países...

Tratamento de triscaidecafobia

A triscaidecafobia pode atrapalhar a vida cotidiana: recomenda-se começar a psicoterapia para tratá-lo. Em geral, as terapias cognitivo-comportamentais funcionam bem para a triscaidecafobia, estejam ou não associadas à medicação (ansiolíticos ou antidepressivos).

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações