Esse treinamento vindo do Texas vai te deixar mais musculoso do que nunca!

Esse treinamento vindo do Texas vai te deixar mais musculoso do que nunca!

O método Texas é eficaz para aqueles que querem ganhar massa muscular e força ao mesmo tempo.

Bem-vindo ao Texas! O Estado do músculo e da massa, mas sobretudo de um método de treino muito especial para aqueles que querem ficar enormes. Criado pelo famoso Mark Rippetoe, o Texas Method é inspirado originalmente no treino do strongman canadense, Doug Hepburn.

Antes de começar, é preciso saber que esse tipo de treino não serve para todo mundo. Em primeiro lugar, você não pode ser um iniciante, pelo contrário, deve ter boas bases na musculação. Em segundo lugar, se você quer ficar seco, esse método também não é para você. Com este aqui você ganha massa e apenas isso (com força também). Além disso, a maior parte daqueles que o utilizam seguem uma dieta de mais ou menos 5 000 calorias por dia.

Como funciona o Texas Method?

Esse treino se baseia unicamente em movimentos compostos. Assim, encontramos em cada sessão de treino agachamento, supino reto, desenvolvimento militar e até deadlift. Você não terá nem rosca bíceps, nem shrug, nem nenhum exercício específico de isolamento.O método Texas funciona com base em três treinos semanais, nem mais, nem menos. Todos separados por um dia (ou depois entre o primeiro e o último treino). Cada uma dessas sessões tem uma temática específica: volume, recuperação e intensidade.

Semana típica do Texas Method

Segunda-feira: Treino 1: Volume

1. Agachamento: 5 séries de 5 repetições

2. Supino reto ou Desenvolvimento militar: 5 séries de 5 repetições

3. Deadlift: 1 série de 5 repetições

O princípio é simples, aqui se trabalha com peso pesado. Pegue 90% do seu 5RM (carga máxima em musculação para 5 repetições) e trabalhe todo o treino com esse peso. Alterne uma semana em cada duas o supino reto com o desenvolvimento militar. Tome o tempo que for necessário para se recuperar entre as séries, pois o objetivo é terminar todas elas.

Quarta-feira: Treino 2: Recuperação

1. Agachamento: 2 séries de 5 repetições

2. Supino reto ou Desenvolvimento militar: 3 séries de 5 repetições

3. Remada: 3 séries até a fadiga

4. Extensão lombar ou levantamento de busto ischios: 5 séries de 10 repetições

Nesse segundo treino, trabalhamos com pesos mais leves. Pegue por volta de 80% dos pesos utilizados no Treino 1. Para o exercício 2, trabalhe o que você não fez no Treino 1. Alguns exercícios com o peso do corpo são implementados pensando na forma. Não esqueça de tomar um tempo entre as séries para repousar.

Sexta-feira: Treino 3: Intensidade

1. Agachamento: 1 série de 5 repetições

2. Supino reto ou desenvolvimento militar: 1 série de 5 repetições

3. Cleans ou Snatchs: 5 séries de 3 ou 6 séries de 2 repetições

Leia também
The Rock: o que acontece quando come e treina como Dwayne Johnson por um mês?

Depois de um bom aquecimento, tente bater seu recorde do Treino 1 em uma série de agachamento e uma série de supino reto ou desenvolvimento militar (retome o exercício praticado durante o Treino 1). Pegue um peso superior, mas com o qual você ainda possa terminar as 5 repetições. Para quem for de cleans ou de snatchs, utilize um peso mais pesado, mas mais uma vez com que você consiga terminar as 5 ou 6 séries sem falhar.

Como fica o repouso nisso tudo?

Há quatro dias de treino no Texas Method e isso é bem lógico visto todo o esforço efetuado durante os treinos. Nesses dias você tem que ficar totalmente longe. Em outras palavras, sem praticar nenhum esporte, incluindo cardio, unicamente repouso. Fora isso, os esforços são tão intensos que você não vai precisar fazer cardio. Descanse, você terá merecido no final, pois para ter uma mudança dessas, será preciso praticar o Texas Method por de 6 a 9 meses. Resultados garantidos.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações