Toureiro limpa as lágrimas do animal com um lenço antes de abatê-lo

Toureiro limpa as lágrimas do animal com um lenço antes de abatê-lo

Um toureiro em um gesto de compaixão com o animal, limpou as lágrimas do protagonista da cena antes de abatê-lo. A imagem do lenço com sangue e lágrimas chocou grupos de defesa animal.

Um toureiro espanhol usou um lenço para tirar o sangue do rosto do touro antes de abatê-lo. O animal que já estava muito debilitado, num evento considerado por muitos “malicioso e perverso”, em especial para grupos de proteção aos animais, recebeu o gesto que dividiu opiniões, uns o consideraram maldoso e sarcástico e outros um sinal de respeito.

O toureiro, Morante de la Puebla, participou do festival de toureiros em Real Maestranza na praça da cidade de Sevilha, no sul da Espanha, região de Andalusia. Foi lá que tudo aconteceu. As touradas são reconhecidos espetáculos em que toureiros lidam com touros notoriamente bravos. Tais eventos remontam ao século XII, todavia, eles vêm levantando a indignação a cada dia que passa, e dividem já há muito tempo o público espanhol.

Quatorze segundos do vídeo foram suficientes para provocar todos os tipos de comentários nas redes sociais. Alguns chamaram de “aberração”, e outros de “honra ao animal”. O perfil “Acho Sin Toros” respondeu indignado no Twitter: “#INDIGNADO Hoje, o toureiro Morante de la Puebla em um ato de hipocrisia e sadismo secou as lágrimas de um touro durante uma tourada em Sevilha”, completando com a hashtag “#TauromaquiaAbolicion”.

O toureiro de 39 anos pode ser visto nas gravações tirando um lenço de papel de seu bolso para limpar o rosto ensanguentado do touro prestes a morrer. O touro foi ferido paulatinamente até chegar na situação. Na altura do acontecimento, o animal pode ser visto com quatro bandarilhas, dardos enfeitados que são postos na parte de cima do touro e que são parte essencial da tourada.

As imagens causaram comoção na internet 

O vídeo lançado na Internet já foi visualizado mais de 2 milhões de vezes e segue fazendo o tour pelas redes. Os fãs de tourada consideraram o gesto um sinal de respeito pelo animal, entretanto, a grande maioria das redes sociais e pessoas que não tem proximidade com as touradas consideraram a atitude do profissional incoerente e até sádica.

Ao falar sobre o assunto, Silvia Barquero Nogales, líder do grupo contrário a maus-tratos a animais (Pacma) disse: “Só alguém malicioso e perverso pensaria em torturar um animal até que o sangue escorresse até suas pernas e aí limpasse seu rosto com um lenço”, lamentou Nogales. “É repulsiva a atitude do toureiro com tamanha falta de empatia. Queremos o fim das touradas agora!”, completou.

Silvia é uma voz importante no que diz respeito à redução das touradas na Espanha, contudo, contrários a ela, há centenas de pessoas que fortalecem a opinião a favor do toureiro. Um fã comentou dizendo que de la Puebla estava mostrando respeito ao animal, bem como outros toureiros já haviam feito no passado, entre eles, José Gomez Ortega, outro nome de destaque nas touradas.

Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

Os animais terráqueos, que não têm contato com a água, têm o recurso comum de gerar lágrimas para a lubrificação dos olhos, entretanto, sabemos que, ao exemplo dos humanos, pode-se produzir lágrimas de emoção.

Fonte/Imagem: Daily Mail 

Andressa Zabeu
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações