A maior tirolesa da América Latina, que passa por cima de uma floresta tropical, na Costa Rica

A maior tirolesa da América Latina, que passa por cima de uma floresta tropical, na Costa Rica

Em uma floresta tropical da Costa Rica foi montada a maior tirolesa do continente e, em busca de grandes aventuras, um grupo a testou. Confira a sua experiência.

A maior tirolesa da América Latina está localizada na Costa Rica em meio a mata tropical fechada. O trajeto tem 1600 metros de comprimento, 200 metros de altura e uma velocidade que chega aos 60 km/h. Para quem quiser encarar a aventura, a adrenalina é garantida.

Segundo um grupo de franceses que topou a experiência, a sensação é a de voar como o Super-Homem. A tirolesa está na região de Monteverde, conhecida por sua grande biodiversidade, beleza e sua floresta de nuvens, que pairam sobre as árvores. A floresta oferece grandes aventuras ecoturísticas.A tirolesa pode ser utilizada tanto por profissionais quanto por amadores.

Há várias tirolesas que impõem respeito na América do Sul, mas a maior de todas é a de Monteverde. São 1590 metros de cabos suspensos há mais de 200 metros de altura. Depois de um primeiro percurso passando por várias tirolesas menores, em posição sentada, uma descida de rapel e um passeio de buggy, finalmente o grupo decidiu enfrentar o maior desafio que o cenário apresentava, voar como um super-herói acima da floresta de Monteverde.A sensação, segundo o grupo, é indescritível. As paisagens são de tirar o fôlego. A velocidade da tirolesa chegou aos 60 km/h. A chegada torna-se ainda mais emocionante, e até um pouco brutal.O percurso termina com uma última prova, o chamado “Mega Tarzan Swing”. Como o nome já explica, trata-se de um salto ao estilo Tarzan, no meio da floresta, em que a pessoa joga-se no ar a mais de 45 metro do chão. Depois de atravessar uma ponte suspensa, é preciso coragem de se jogar de uma altura nada modesta. 

O destino de Monteverde sempre atraiu o público que busca programas românticos.  Hoje, apesar de este ainda ser o carro chefe da Costa Rica, ele não é mais absoluto. O ecoturismo tem ganhado espaço no coração da floresta tropical.

Além de Monteverde e de outros destinos sul americanos, há outras tirolesas enormes espalhadas pelo mundo. Entre elas está a tirolesa de Orcières-Merlette, nos Alpes, entre a França e a Suíça. Essa, quase que tão longa quanto àquela da Costa Rica, conta com 1870 metros de comprimento e 155 metros de distância do solo. O tempo entre a saída e a chegada é de um minuto e trinta segundo de descida, numa velocidade impressionante: 130 km/h!A tirolesa de Châtel, no Sul da França é uma das maiores do mundo, ultrapassando a de Monteverde. A tirolesa oferecida pela região é uma tirolesa dupla, ou seja, um cabo que é encadeado por outro, somando em seu total 2523 metros de comprimento. Nela a velocidade pode chegar a 100 km/h.

• Bruna Moura
Leia mais