Tendão de Aquiles: ruptura, tendinite, operação, como curar um calcanhar dolorido?

Tendão de Aquiles: ruptura, tendinite, operação, como curar um calcanhar dolorido?

O tendão de Aquiles, ou tendão calcinado, é uma banda de tecido fibroso que liga os ossos do calcanhar ao músculo da perna. Se ele é muito solicitado, pode evoluir para uma tendinite ou ruptura. 

Definição: o que é o tendão de Aquiles?

O tendão de Aquiles, ou tendão calcinado, é uma fibra de tecido que liga os ossos do calcanhar ao músculo da perna. Ele é o tendão mais espesso do corpo humano. Muito resistente, ele pode suportar uma carga de 400 quilos.O papel do tendão de Aquiles permite a flexão do tornozelo para caminhar ou correr

Ruptura do tendão de Aquiles ou tendinite

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Se ele é muito solicitado, o tendão de Aquiles pode fragilizar-se. A primeira etapa é uma inflamação do tendão. É o que chamamos de tendinite. É uma doença muito comum entre os atletas. 

Nos casos mais graves, o tendão pode rasgar-se ou romper-se. Isso pode acontecer em um deslocamento brusco como um salto, um arranque em uma corrida ou um estiramento violento do tendão. Isto causa muita dor na parte de trás do pé. A zona lesionada fica inchada, dolorida e contundida. 

Como curar o tendão de Aquiles?

No caso de tendinite, é importante parar imediatamente o esforço esportivo. Continuar a forçar o tendão quando ele já está fragilizado pode causar uma ruptura do tendão. É recomendável aplicar gelo na zona dolorida para diminuir a inflamação e colocar uma atadura. O tendão de Aquiles deve ficar em repouso por um mês a um mês e meio. A imobilização do tendão permite uma melhor cicatrização. No caso de uma ruptura do tendão de Aquiles, uma operação cirúrgica é indispensável. A intervenção consiste em colar os dois lados do tendão.  

Raposo Gabriela
Sem Internet
Verifique suas configurações