Animação brasileira "Irmão do Jorel" ganha prêmio internacional
Animação brasileira "Irmão do Jorel" ganha prêmio internacional
Animação brasileira "Irmão do Jorel" ganha prêmio internacional
Leia mais

Animação brasileira "Irmão do Jorel" ganha prêmio internacional

Escrito por Andressa Zabeu

A animação dirigida por Juliano Enrico venceu um importante prêmio na Espanha.

É do Brasil

Atualmente, um dos maiores desenhos animados assistidos por brasileiros de todas as idades é sem dúvida o famoso "Irmão do Jorel". Criado e dirigido pelo brasileiro Juliano Enrico, a animação conquistou os corações dos telespectadores com personagens carismáticos e divertidos.

A série fez tanto sucesso que chamou a atenção até mesmo de prêmios internacionais. Por ser um desenho de alta qualidade, "Irmão do Jorel" acabou sendo a vencedora dos Prêmios Quirino, que está em sua segunda edição. A premiação aconteceu na cidade de Tenerife, na Espanha, e a série levou o primeiro lugar. O evento foi criado para promover as animações ibero-americanas. Os brasileiros competiram com nomes de peso da indústria, de vários países.

A premiação

"Irmão do Jorel" saiu na frente de animações bastante importantes de seus países, como por exemplo a série "Petit", criada por Bernardita Ojeda Sala (Argentina, Colômbia e Chile) e "Puerto de Papel", dirigida por Álvro Ceppi (Brasil, Colômbia, Argentina e Chile). Em um breve discurso, o diretor Juliano dedicou o prêmio em reconhecimento a todos as pessoas brasileiras que produzem cultura e entretenimento: artistas, roteiristas, animadores, atores, diretores e produtores. Ele também afirma que, para ele, as séries em estilo animação são "muito mais que entretenimento". Ele exaltou também a qualidade das animações brasileiras: “É um negócio, são muitos artistas e muito talento, e tem que continuar”.

Outra produção brasileira sobe ao pódio

Na categoria de melhor curta de animação, uma outra produção brasileira levou a melhor. "Guaxuma" foi dirigida por Nara Normande e levou o prêmio em sua categoria. Em sua fala durante o discurso, Nara fez críticas ao governo de Jair Bolsonaro, visto por ele como "fascista"; em outro momento, o diretor se referiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "preso político" e citou também o caso da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em março do ano passado. Já sobre as produções brasileiras na área do cinema, ele prevê como "incerto" o futuro do cinema no Brasil, já que segundo ele, está "quase sem fundos".

"Irmão do Jorel"

A animação brasileira "Irmão do Jorel" conta a história do dia a dia de uma família dos anos 80. O protagonista não tem um nome, sendo conhecido apenas como Irmão do Jorel, que faz referência ao seu irmão do meio, Jorel. Jorel ofusca os outros irmãos, principalmente o caçula, com toda sua beleza, grandeza e perfeição. Porém, Jorel é apenas um personagem secundário na trama: o destaque fica por conta da convivência entre os membros da família e agregados. Outras inspirações foram as animações "Bob Esponja" e "Beavis e Butthead".

Segundo Juliano Enrico, diretor da série, a inspiração veio de sua própria família. Praticamente tudo no desenho faz referência à realidade brasileira; "Irmão do Jorel" ficou tão conhecido que passou até mesmo a ser televisionada pelo canal Cartoon Network, que transmite majoritariamente produções internacionais. Recentemente, um compilado de episódios da primeira e segunda temporada foi passado no cinema: Irmão do Jorel – Especial Alucinante ficou apenas poucos dias em cartaz.

Fonte: Exame Abril Imagem: Reprodução


Sem Internet
Verifique suas configurações