Como fazer um É, um À, um Ç e todas as maiúsculas com acento

Como fazer um É, um À, um Ç e todas as maiúsculas com acento

A utilização de um teclado é uma coisa simples. Ela complica quando temos que colocar acentos em maiúsculas. Entretanto existem soluções simples para acentuar as letras.

O teclado QWERTY inclui os acentos. Entretanto, parece impossível algumas vezes. Quem nunca tentou em vão fazer um É ou um Á no começo de uma frase? Felizmente, algumas manipulações permitem acentuar facilmente as letras maiúsculas.Veja aqui como! 

As opções de programas de texto

Os programas para tratamento de texto (Word, Open Office...) possuem opções que permitem inserir letras maiúsculas acentuadas nos textos.

Dois métodos são possíveis: no Word, até a versão 2007, vá em "Ferramentas" e depois em "Edição". Em seguida, clique em "maiúsculas acentuadas". Para as versões mais recentes do Word, clique em "Arquivo" e em "Opções word". Clique em "Verificação". Procure a opção "Maiúsculas acentuadas em português" e clique. 

O corretor ortográfico também propõe letras maiúsculas acentuadas. Você pode ir em "Inserção", "Símbolos". Lá, você pode procurar a letra acentuada que você deseja. Clique em "Inserir". Sua letra maiúscula aparecerá com acento! No Open Office, vá em "Inserção" e em "Carateres especiais" para escolher a sua letra maiúscula acentuada.

 

Copiar-colar à partir de um texto

Uma outra solução é colocar os acentos em uma lista de letras maiúsculas e copiar e colar quando você precisar. Para isso, crie um documento no qual você escreverá todas as letras das quais você tem necessidade. Sempre que você precisar colocar um acento em uma maiúscula, abra o documento, copie a letra desejada e cole no texto.

Para facilitar seu trabalho, veja aqui uma lista de letras maiúsculas e caracteres especiais.

À Á   Ä Å Ã Æ Ç É È Ê Ë Í Ì Î Ï Ñ Ó Ò Ô Ö Ø Õ OE Ú Ù Û Ü Ý Y

Os métodos materiais para colocar os acentos em maiúsculas

Os atalhos

Para os computadores com um teclado numérico, essa solução é ainda mais simples. Cada caractere corresponde a um código, dito Unicode. Digitando-o, o caractere aparece. Por exemplo, para um É, você deve manter o "Alt"pressionado e digitar 144 no teclado numérico. Veja a letra que aparece!Abaixo uma lista de alguns códigos Unicode para te ajudar. Você pode aprender os mais frequentes ou criar um documento para guardá-los. 

Á = alt 181

À = alt 183

à = alt 199

Ç = alt 128

È = alt 212

É = alt 144

Ë = alt 211

Ê = alt 210

Ñ = alt 165

Ö = alt 153

Ú = alt 233

Û = alt 234

Ù = alt 235

Ü = alt 154

 

A acentuação no teclado

Observando mais de perto o teclado QWERTY, é possível fazer alguns acentos isolados. Eles podem ser feitos com manipulações muito simples. Por exemplo, clique em "^" e depois faça um E maiúsculo clássico. Aparecerá um acento circunflexo! 

Leia também
Intimacy 2.0: o vestido high-tech que fica transparente em caso de excitação física

Bônus: as maiúsculas acentuadas no celular

Os teclados dos telefones permitem acentuar letras maiúsculas. Para fazê-lo, é só colocar o seu teclado em modo maiúsculo. Selecione a letra que você deseja acentuar. Mantenha pressionado. Uma lista de declinações da letra vai aparecer. Selecione simplesmente a que você deseja deslizando o seu dedo. É só tirar o dedo e a sua letra maiúscula aparecerá! 

• De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações