Jovem de 25 anos inventa luvas inteligentes que traduzem a língua de sinais
Jovem de 25 anos inventa luvas inteligentes que traduzem a língua de sinais
Jovem de 25 anos inventa luvas inteligentes que traduzem a língua de sinais
Leia mais

Jovem de 25 anos inventa luvas inteligentes que traduzem a língua de sinais

Um kenyano inovador criou sozinho todas as peças de um sistema que possibilita traduzir a língua dos sinais em áudio, por meio de um telefone. Uma inovação que poderá revolucionar os métodos de comunicação.

Um criador kenyano de 25 anos fez seu nome para a comunidade científica. Ele desenvolveu luvas inteligentes capazes de converter a língua de sinais em sinais de áudio. Roy Allela, assim que se chama, teve dificuldades para se comunicar com a sua sobrinha de seis anos, surda de nascença. Assim, ele rapidamente começou a pesquisar um meio para se comunicar com ela.

Se a língua dos sinais é uma ferramenta formidável, ela só funciona de fato quando todos os locutores de uma conversa a conhecem. O que não era exatamente o caso da família de sua sobrinha.

Revolução

O princípio dessas luvas inteligentes é bem simples: elas possuem captadores postos em cada dedo que são capazes de dimensionar a dobragem de cada dedo. Cada letra é representada por um posicionamento e grau de inclinação do dedo diferente, dessa forma, os captadores conseguem reconhecer qual letra está sendo falada.

As luvas são ligadas em seguida por um sistema Bluetooth controlado por um aplicativo de celular que Allela também desenvolveu. Este reconhece os sinais da pessoa muda e trabalha de forma a convertê-los em áudio via sintetizador vocal.

"Minha sobrinha veste as luvas, conecta-as com seu celular ou com o meu e começa a falar em linguagem de sinais. Aí posso entender o que ela me diz", explica o inventor da tecnologia.

O aplicativo se adapta à velocidade de elocução

Allela explica que o aspecto mais importante da sua invenção, de acordo com ele, é a velocidade com a qual a língua de sinais é traduzida.

"As pessoas falam com velocidades diferentes e é a mesma coisa com a língua de sinais, algumas vão rápido outras mais devagar. Modificamos o aplicativo para celular para que todo mundo pudesse utilizar sem problema", explica.

O aplicativo possibilita a cada usuário personalizar o áudio que o representa, uma vez que, semelhante a um GPS, você pode escolher a língua, o gênero e o tom de voz que fala com você.

93% das frases são traduzidas corretamente

E os resultados são bastante eloquentes, dado que 93% das frases pronunciadas na língua de sinais são transcritas corretamente. Uma verdadeira melhora para o cotidiano das pessoas mudas.

"Isso combate a estigmatização que é associada à surdez e aos problemas de dicção. Se as luvas parecerem legais, todas as crianças vão querer saber por que você está com ela", completou Allela.

Com a sua invenção, o jovem kenyano já ganhou vários prêmios destinados aos jovens engenheiros, seja em seu país ou na África. O dinheiro ganhado servirá para ele, conforme dito, para melhorar ainda mais a compreensão da linguagem de sinais para tornar a tradução ainda mais precisa.

Escrito por De Freitas Agostinho

Sem Internet
Verifique suas configurações