Estudo revela por que é melhor ser solteiro

Estudo revela por que é melhor ser solteiro

Pesquisadores demonstraram que ser solteiro tem mais de uma vantagem. Talvez essa série de estudos te dará motivos para ficar alegre de não ter a sua cara metade no dia dos namorados.

Você é mais um romântico sonhador ou um solteiro convicto? A sociedade na qual vivemos tende a ressaltar frequentemente as virtudes de ser um casal, o objetivo principal de 90% dos herois de filmes que vimos sair nos cinemas. Contudo, pesquisadores parecem sugerir que ser solteiro possuiria mais de uma vantagem.

Uma vida de solteiro 

Bella DePaulo, psicóloga na Universidade da Califórnia, se tornou a porta-voz da vida de solteiro. Ela viaja através dos Estados Unidos para apresentar seus argumentos, apoiados em resultados que, de acordo com ela, são muito frequentemente desprezados pela comunidade de psicólogos. Aos 63 anos, DePaulo passou sua vida sendo solteira. Em um mundo onde os divórcios se multiplicam, seu ponto de vista começa a intrigar.

Entrevistada pelo site Business Insider, ela ressalta a que ponto a cultura do casamento está fixada nos costumes americanos, desde as idades mais jovens. "O casamento é a resposta ao medo universal que uma pessoa sozinha tem de não encontrar uma pessoa com quem passar a vida", ela fala cerimoniosamente antes de acrescentar com malícia: "O fato é que esse não é o meu caso".

Para ela, ainda hoje, muito poucas pessoas têm realmente consciência de que é possível ser solteiro e tirar proveito dessa situação. DePaulo mostra que temos a tendência a superestimar a alegria que se teria com o casamento e a tristeza que seria fruto de uma vida vivida sozinha. Na realidade, os números mostram que o "nível de felicidade" para as duas categorias é extremamente similar, e até mesmo inferior para as pessoas casadas que são levadas a se divorciar.

• Bruna Moura
Leia mais