Síndrome de Raynaud: sintomas, diagnóstico e tratamento. O que é?
Síndrome de Raynaud: sintomas, diagnóstico e tratamento. O que é?

Síndrome de Raynaud: sintomas, diagnóstico e tratamento. O que é?

A síndrome de Raynaud é um problema de circulação sanguínea que normalmente ocorre nos dedos das mãos ou dos pés.

Definição: o que é síndrome de Raynaud?

A síndrome de Raynaud é um problema de circulação sanguínea. É caracterizada pela ausência ou diminuição de circulação sanguínea nas extremidades, principalmente nos dedos das mãos e dos pés (às vezes também ocorre no nariz ou nas orelhas), que ficam brancos.

Ao contrário da doença de Raynaud, que geralmente é benigna, a síndrome de Raynaud pode ter graves complicações. Pode resultar em deformidade permanente dos dedos das mãos ou dos pés ou, em casos mais graves, em uma úlcera.

Sintomas da síndrome de Raynaud

A síndrome de Raynaud se manifesta sob a forma de crises facilmente identificáveis, graças aos seguintes sinais característicos:

- mudança de cor da área afetada em três fases: primeiro branco, depois azul e, finalmente, vermelho

- resfriamento

- dormência

- perda de sensibilidade

- dores

É importante ir ao médico logo no início dos sintomas para que ele possa fazer o diagnóstico da síndrome de Raynaud.

Causas da síndrome de Raynaud

A síndrome de Raynaud é a forma secundária do fenômeno de Raynaud. O seu aparecimento está intimamente relacionado a alguma outra doença, que pode ser, por exemplo, esclerodermia, lúpus, artrite reumática ou aterosclerose.

O início de uma crise da síndrome de Raynaud é causado pelo contato direto com o frio. Por exemplo, quando retiramos algo do congelador.

Prevenção da síndrome de Raynaud

Para evitar o surgimento de uma crise da síndrome de Raynaud, é aconselhável que várias regras sejam respeitadas, como proteger-se do frio (usar várias camadas de roupas, gorros e luvas) e evitar mudanças súbitas de temperatura. Também é importante saber como controlar o estresse, que pode desencadear a doença, e principalmente parar de beber café e fumar. O tabaco pode desencadear o estreitamento dos vasos sanguíneos.

Tratamento: o que fazer em caso de crise?

No caso de uma crise da Síndrome de Raynaud, é importante manter-se aquecido para limitar os espasmos. Para aquecer as extremidades afetadas, mergulhe-as em água morna. Atenção: a água muito quente gera uma mudança de temperatura muito brusca.

Além disso, para restabelecer uma boa circulação sanguínea, é aconselhável movimentar o máximo possível os dedos das mãos ou dos pés.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações