É por isso que você deveria guardar os sachês de sílica gel
É por isso que você deveria guardar os sachês de sílica gel
Leia mais

É por isso que você deveria guardar os sachês de sílica gel

Absorventes de umidade, os sachês de "sílica gel" são distribuídos gratuitamente nas lojas de sapatos, por exemplos. Não tóxicos, eles apresentam um certo número de vantagens inegáveis e podem ser utilizados em uma grande variedade de situações.

Toda vez que você compra um novo aparelho eletrônico ou um par de sapatos, é a mesma história. Você encontra na caixa um ou vários sachês de sílica gel estampados com "não ingerir", você pega e os joga fora.

Porém, poucos de vocês conhecem realmente sua função e sabem a que ponto eles podem ser úteis. Antes de tudo, é importante lembrar que esses pequenos pacotinhos são recheados de bolinhas transparentes de dióxido de silício, ou de gel de silício, capazes de absorver a umidade e proteger os produtos novos em suas embalagens.

Nada tóxico

Ao contrário do que as recomendações fazem parecer, a sílica gel não é tóxico. Essa substância química pode até mesmo ser colocada em contato com alimentos sem provocar nenhum risco.

Se é recomendado de não ingeri-los e de mantê-los longe do alcance das crianças, é porque os grãozinhos representam o mesmo risco que de sufocamento que qualquer outro objeto pequeno representaria às crianças. Eles também são capazes de absorver uma parte da água contida no seu estômago.

Contudo, esse tipo de negligência tem poucas repercussões e basta beber água abundantemente para não senti-las.

Diversos usos

Já que o gel de silício é relativamente inofensivo, seria então uma pena não tirar proveito dele. E ainda mais sabendo que os sachês absorventes são gratuitos e te fazem economizar tempo, energia e dinheiro.

Seu poder absorvente faz com que seque rapidamente qualquer objeto deixado próximo, como um smartphone que caiu no vaso sanitário, por exemplo. Quanto ao arroz, a sílica gel é bem mais eficaz e uma noite numa jarra cheia dessas pequenas bolinhas é suficiente para que seu aparelho possa finalmente voltar a funcionar. 

Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet
Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

Mas isso não é tudo. Alguns sachês são suficiente para desembaçar seu parabrisas ou para prolongar a vida de suas lâminas de barbear previamente colocadas em um tupperware. Eles também ajudam evitar o mofo e que bactérias não colonizem sua mochila de esportes e diminuirão os odores de suor.

Para os adeptos de coleções, o gel de silício também pode ser um aliado valioso, principalmente, para conservar suas fotos antigas no sótão evitando que elas grudem umas nas outras com o tempo ou terminem por se deteriorar.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação
Sem Internet
Verifique suas configurações