Como essa serpente conseguiu ficar deste tamanho?

Como essa serpente conseguiu ficar deste tamanho?

O vídeo de uma grande serpente descoberta no Brasil circulou na web. A causa da sua morte ainda é uma incógnita, mas a sua existência e tamanho ainda dão o que falar entre os internautas.

Certas serpentes podem atingir tamanhos impressionantes mas isso não impede que fiquemos assustados.  É o réptil do vídeo acima. Ele foi filmado no Brasil por um comediante, Malvada Pinga, que publicou a sequência em seu Facebook em 29 de setembro do ano passado. Ele tornou-se viral em poucos dias e podemos compreender o porquê. Segundo o comediante, ela mede ao menos 7 metros. Mas a largura também assusta. Malvada Pinga explicou que o animal foi encontrado morto próximo de Sinop, uma cidade no Mato Grosso.  Mas ninguém sabe o que houve com o animal.

Leia também
Serpente de 30 metros pode ter sido vista em Bornéu


Anaconda, uma serpente impressionante

 

De acordo com a posição dos seus olhos e do desenho da sua pele, trata-se mesmo de uma anaconda, uma serpente semi-aquática muito frequente nas águas  da América do Sul. Não-venenosa, ela normalmente chega a 5 ou 6 metros mas pode chegar a 8 se for fêmea.

 

No fim de setembro, uma outra anaconda de cerca de 7 metros foi encontrada na mesma região do estado de Mato Grosso. Ela foi encontrada morta na beira de uma estrada não muito longe de um curso de água. As circunstâncias da morte também não foram descobertas.

 

A anaconda não é a serpente mais longa do mundo, o título vai para a piton reticulada, mais pesada e maciça que a última. Em função das espécies, o peso pode passar os 200 quilos e o diâmetro chega a 30 centímetros.  As medidas da serpente do vídeo podem ser parcialmente explicadas pela espécie do animal.

 

Uma serpente morta há muito tempo?

 

Certos internautas levantaram a hipótese de que o réptil poderia ter comido uma presa um pouco antes de sua morte, o que teria aumentado o seu tamanho. As anacondas alimentam-se de uma grande variedade de presas como roedores, mamíferos médios, peixes e outros répteis aquáticos como os caimões.

 

Outros sugeriram que a serpente estava morta há algum tempo e havia ido banhar-se na água, o que causou que o seu corpo ficasse inchado.

O animal aparece em um estado ruim no vídeo e a sequência não dura mais de 30 segundos, o que impede de ter uma visão mais geral.

 

 

A falta de informação torna impossível saber o que houve com a serpente e como ela chegou a essas dimensões impressionantes. Um bom número de internautas acharam uma pena a morte de um ser tão colossal.


• Pedro Souza
Leia mais