Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo, revela novo estudo

Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo, revela novo estudo

Qualidade de vida e segurança são duas das características das cidades portuguesas que mais têm atraído estrangeiros para o país, seja para passear ou para morar.

O número de brasileiros que sonha em ir para Portugal não para de crescer. Além da facilidade com o idioma, a segurança é um dos principais atrativos do país europeu. Acaba de ser divulgado um ranking que confirma que a terrinha é mesmo uma boa escolha: Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo, indica o mais recente relatório do Índice Global da Paz, publicado em junho deste ano. 

O estudo, que está na sua 12ª edição, é promovido pelo Instituto para Economia e Paz e leva em consideração a vida em 163 países, de acordo com 23 indicadores como segurança pública, taxa de homicídio, terrorismo, violência policial, participação ativa em conflitos e gastos com armas, entre outros. 

O primeiro lugar do ranking é ocupado pela Islândia, seguida por Nova Zelândia e Áustria. Completando o top 5 está a Dinamarca. O Brasil é o 106º da lista. 

Apesar da "instabilidade política, impacto do terrorismo e percepções de criminalidade", a Europa manteve o estatuto de região mais pacífica do mundo, enquanto o Oriente Médio e o norte da África são as regiões menos pacíficas. Entre os países da América do Sul, o mais bem colocado é o Chile, na 28ª posição. 

• Bruna Moura
Leia mais