Zumbido: tem cura? Causas, tratamento, o que pode ser
Zumbido: tem cura? Causas, tratamento, o que pode ser

Zumbido: tem cura? Causas, tratamento, o que pode ser

Os zumbidos, também chamados acúfenos, tinnitus ou tinidos, são barulhos perturbadores no ouvido. São muito debilitantes e podem ser temporários ou permanentes. Qual é seu tratamento e quais são as soluções para curá-lo?

O que é um zumbido?

Os zumbidos consistem em barulhos perturbadores ouvidos em uma ou ambas as orelhas, assim como na cabeça. Estas sensações auditivas não são causadas por um som gerado pelo exterior e são inaudíveis aos outros. Pode ser uma impressão de assobio ou de zumbido.

Existem dois tipos de zumbido. Os zumbidos objetivos, que vêm de dentro do corpo, como o som do fluxo sanguíneo. Eles podem ser ouvidos por um médico durante a consulta. No caso dos zumbidos subjetivos, o ruído não vem de nenhuma fonte física. Eles representam 95% dos casos.

Os zumbidos geralmente são temporários, mas podem ser permanentes. Neste caso, eles são muito incapacitantes. Estima-se que 10% da população são afetados por este problema, em estágios mais ou menos avançados.

Sintomas: como reconhecer o zumbido?

Uma pessoa com zumbido pode perceber vários barulhos diferentes. O mais comum é o som de apito, mas também pode ser um estouro, zumbido, ronco ou pulsação.

Em alguns casos, o zumbido pode ser associado à perda de audição, vertigem e hiperacusia (sensibilidade a altos ruídos). Muito perceptíveis durante a noite, geralmente provocam insônias noturnas.

Causas do zumbido

O zumbido pode ter muitas causas. Pode ser causado por um trauma acústico, como uma exposição regular a um número muito alto de decibéis em um show, por exemplo. Isto provoca a destruição das células ciliadas que revestem o ouvido interno.

À medida que envelhecemos, o ouvido sofre gradualmente uma diminuição da audição. Pessoas com idade acima de 60 anos, portanto, têm mais risco.

Uma rolha de cerume (cera) criada no ouvido pode causar zumbidos. Este também é o caso de certas doenças como a otite média, a doença de Ménière ou a otosclerose.

Tratamento: o zumbido no ouvido tem cura?

O diagnóstico do zumbido se faz usando um exame ORL (otorrinolaringológico) e um audiograma. Se o médico conseguir determinar a causa, então buscará tratá-la em seguida. Mas na maioria dos casos, infelizmente, essa causa permanece desconhecida.

O tratamento do zumbido consiste em aliviar os sintomas. Utilizar um gerador de ruído branco permite, assim, mascarar o zumbido. Este dispositivo fornece continuamente um ruído branco em baixo volume. A melhora é lenta e requer o uso diário por um longo período.

Uma prótese auditiva convencional também pode restaurar a boa audição e reduzir o desconforto. No entanto, a ingestão de medicamentos não é recomendada porque teria mais efeitos negativos do que positivos.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações