Zika Vírus: é contagioso, tratamento. O que é o zika virus e quais os sintomas da zika?
Zika Vírus: é contagioso, tratamento. O que é o zika virus e quais os sintomas da zika?

Zika Vírus: é contagioso, tratamento. O que é o zika virus e quais os sintomas da zika?

O Zika Vírus coloca o Brasil e a Martinica em alerta e a preocupação quanto a sua disseminação no mundo cresce. Sintomas, tratamento e transmissão: tudo o que é necessário saber sobre o Zika Vírus.

O que é o Zika Vírus?

O Zika Vírus é um arbovírus, um membro da família Flaviviridae, do gênero flavivirus. Faz parte do mesmo grupo de vírus que a dengue e a chikungunya. Leva o nome da floresta Zika, na Uganda, onde foi identificado pela primeira vez em 1947. Foi isolado em humanos na década de 1970. O primeiro surto identificado de Zika Virus data de 2007 nas ilhas Yap na Micronésia.

Sintomas da febre por Zika Vírus

O Zika Vírus é sintomático em menos de um a cada cinco casos (cerca de 18% dos casos). Quando a infecção se declara, é chamada de febre Zika. Seus sintomas são semelhantes aos de outras arboviroses, dificultando seu diagnóstico:

- Erupção cutânea maculopapular inicialmente na face e, em seguida, no resto do corpo

- Febre alta (acima de 38,5°C), que é acompanhada por fortes cefaleias (dor de cabeça)

- conjuntivite

- Artrite ou dores articulares (artralgia)

- Dores musculares (mialgia)

- Vários sintomas pontuais (vômitos, diarreia, constipação, tonturas ...)

O tempo de incubação do Zika Vírus é desconhecido. Os sintomas geralmente desaparecem dentro de uma semana.

Até o momento, nenhum caso de morte pelo Zika Vírus foi listado. No entanto, complicações graves foram constatadas. São complicações neurológicas e de malformações em fetos de mulheres grávidas doentes.

Modos de transmissão do Zika Vírus

O Zika Vírus é transmitido principalmente através da picada de um mosquito. Ele é um transmissor vetorial: depois de ter picado um ser infectado, o mosquito carrega o vírus sem ser afetado e o transmite, em seguida, na próxima picada.

Muitos mosquitos foram identificados como portadores do vírus. Assim como o Aedes aegypti, eles são encontrados principalmente nos trópicos. No entanto, foram registrados casos de propagação do Zika Vírus pelos Aedes albopictus, mais comumente conhecido como mosquito tigre e encontrado em todo o mundo.

De acordo com estudos recentes, o Zika Vírus também se transmite sexualmente. Este é um caso único entre os flavivírus.

Tratamento da febre Zika

Não existe nenhum tratamento viral ou vacina contra a febre Zika. O tratamento é exclusivamente sintomático. É composto principalmente de paracetamol para combater a febre e as dores. A aspirina e o ibuprofeno são, no entanto, proibidos pois podem induzir uma síndrome hemorrágica, como acontece também em caso de dengue ou Chikungunya.

Onde está o vírus?

Inicialmente encontrado unicamente em regiões tropicais da África e da Ásia, o Zika Vírus se propaga e preocupa muito os cientistas. Em 2015, pela primeira vez, o vírus foi isolado no continente americano, no Brasil. Ele teria chegado ao país durante a Copa do Mundo em 2014. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 2.400 casos foram detectados em dezembro.

Além disso, um alerta sanitário foi lançado no começo de 2016, na ilha de Martinica. Doze casos foram confirmados e mais de 150 outros são suspeitos. As autoridades temem uma epidemia dupla com a dengue.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações