Um fungo mortal está se propagando pelo mundo e ninguém sabe como pará-lo
Um fungo mortal está se propagando pelo mundo e ninguém sabe como pará-lo
Leia mais

Um fungo mortal está se propagando pelo mundo e ninguém sabe como pará-lo

Esse fungo não é apenas mortal mas também resistente aos tratamentos. O Centro de controle e prevenção de doenças (CDC) ativa o sinal de alerta.

Alguns fungos são bons para a saúde e podem proteger o cérebro do envelhecimento, outros são talvez a solução na guerra contra o plástico... outros, ainda, são, por sua vez, mortais.

O Candida auris, é esse o nome do fungo que se propaga em escala mundial e com uma velocidade alarmante. Ele é mortal e resistente aos antibióticos.

Fungo hiper-resistente

Descoberto em 2009 no Japão, ele desde então se espalhou pelos outros continentes, entre os quais, os Estados Unidos, a Ásia e a América do Sul.

Ele teria tendência de infectar pessoas com um sistema imunológico frágil. Um grande número de pacientes morrem devido a uma infecção desse fungo, tratamentos atuais não estão sendo eficazes.

Mais preocupantes, o Candida auris não só pode sobreviver em um ser vivo, mas também em outras superfícies como em uma parede ou em móveis, por exemplo, e isso por várias semanas.

Por que ele é difícil de tratar?

O fungo é capaz de modificar seus genes e de fazer mutações, o que torna os tratamentos potenciais rapidamente obsoletos. A ausência de sintomas visíveis fortalece também sua proliferação. A única forma de detectá-lo é no laboratório.

Lutar pela prevenção

Aguardando um tratamento ou maiores informações sobre o fungo, o CDC aconselha lavar as mãos com sabão e desinfetante antes e depois de tocar em um paciente.

Escrito por Marcos Silva

Sem Internet
Verifique suas configurações