Trombose: sintomas, tem cura, tratamento. O que é trombose?
Trombose: sintomas, tem cura, tratamento. O que é trombose?

Trombose: sintomas, tem cura, tratamento. O que é trombose?

A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo de sangue em um vaso sanguíneo. Este coágulo pode se formar em uma veia (trombose venosa) ou em uma artéria (trombose arterial). Quais são seus sintomas e qual é seu tratamento?

O que é trombose?

A trombose consiste em um coágulo (trombo) que se forma em um vaso sanguíneo, interrompendo a circulação do sangue. Quando o coágulo se forma em uma veia, é chamado de trombose venosa ou de flebite. Quando se forma em uma artéria, é chamado de trombose arterial.

Sintomas de trombose

O coágulo provoca uma obstrução total ou parcial da circulação sanguínea. Então, a pressão exercida provoca um estreitamento do diâmetro do vaso sanguíneo. Isto resulta em uma dor intensa na área afetada. É acompanhada por um inchaço da área, um edema e uma sensação de calor. A trombose venosa geralmente afeta os membros inferiores.

A trombose pode ser responsável por muitas complicações, dependendo da parte do corpo afetada e dos órgãos que não forem suficientemente supridos por sangue oxigenado. Dessa forma, a trombose arterial pode causar um infarto do miocárdio, se as coronárias (artérias do coração) forem afetadas, ou um acidente vascular cerebral (AVC), caso as afetadas sejam as artérias cerebrais. A flebite pode causar uma embolia pulmonar.

Causas da trombose

Muitos fatores podem levar à trombose. A principal causa de uma trombose arterial é a lesão da parede de uma artéria. O organismo, em seguida, inicia o processo natural de coagulação para se proteger contra a hemorragia. Esta lesão pode ser causada pelo tabagismo, o excesso de colesterol, diabetes, obesidade, hipertensão arterial...

A trombose venosa pode ser causada por um longo trajeto de avião ou de carro, por exemplo, em que as pernas fiquem imobilizadas durante um longo período.

Tratamento da trombose: tem cura?

O tratamento da trombose consiste na dissolução do coágulo. Por isso, anticoagulantes (heparina, principalmente) podem ser prescritos para fluidificar o sangue. Também é aconselhável usar meias de compressão em caso de flebite.

No caso da trombose arterial, é imprescindível começar o tratamento rapidamente para evitar qualquer complicação. Uma intervenção cirúrgica muitas vezes é necessária para desobstruir a artéria, geralmente por injeção de substâncias que destroem o coágulo (trombólise).

Além disso, uma mudança no estilo de vida (parar de fumar, começar uma alimentação saudável, controlar o peso ...) pode reduzir os riscos de recorrência da doença.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações