Traqueíte: sintomas, tratamento e remédios. O que é traqueíte?
Traqueíte: sintomas, tratamento e remédios. O que é traqueíte?

Traqueíte: sintomas, tratamento e remédios. O que é traqueíte?

A traqueíte é uma inflamação da traqueia. Benigna, geralmente desaparece após algumas semanas e não requer tratamento intensivo. É contagiosa se for de origem infecciosa.

O que traqueíte?

A traqueíte é uma inflamação das mucosas da traqueia, um conduto de passagem que canaliza o ar das vias aéreas superiores (nariz, garganta, ouvidos) para o as vias aéreas inferiores (pulmões).

Existem dois tipos de traqueíte: a traqueíte aguda é passageira e cura-se em poucos dias. A traqueíte crônica, no entanto, é mais difícil de tratar porque a inflamação dura mais tempo.

Mesmo causando um desconforto, geralmente a traqueíte é benigma e não leva a nenhuma complicação séria. Frequentemente é diagnosticada no outono ou na primavera.

Sintomas: como reconhecer uma traqueíte?

A traqueíte manifesta-se por uma sensação de irritação na base do pescoço, o que causa uma tosse seca e espasmódica. Esses ataques de tosse aparecem, na sua maioria, à noite, quando a pessoa muda de posição, resultando distúrbios do sono. A contração repetida do tórax pode causar dores torácicas.

No caso de uma infecção viral, uma febre alta pode ocorrer. A traqueíte, às vezes, pode ser associada a uma laringite, causando uma rouquidão na voz.

Causas de traqueíte

Geralmente, a traqueíte é de origem viral, causada por uma infecção ORL (otorrinolaringológica) como bronquite, rinofaringite ou faringite. Em alguns casos mais raros, a traqueíte é causada por uma bactéria.

A traqueíte só é contagiosa quando é de origem infecciosa. As partículas são expelidas durante a tosse e se propagam no ar.

Entre outros fatores, estão a inalação de tabaco, poluição ou outras substâncias nocivas para o sistema respiratório, assim como alergias ao pólen, por exemplo.

Traqueíte: tratamento

Em caso de traqueíte aguda, a doença tende a curar-se sozinha dentro de algumas semanas. O tratamento busca, portanto, aliviar a tosse e as dores torácicas com ajuda de xarope e antitussígeno.

Um tratamento natural, com base em bebidas quentes, mel, tomilho ou limão, também pode ser empregado. Algumas medidas simples, como umidificar o quarto ou levantar os travesseiros podem ajudar a dormir.

Se a traqueíte for crônica, é necessário descobrir sua causa (sífilis, tuberculose...) para tratá-la.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações