Torcicolo: o que fazer? Sintomas, remédio e como melhorar
Torcicolo: o que fazer? Sintomas, remédio e como melhorar

Torcicolo: o que fazer? Sintomas, remédio e como melhorar

O torcicolo é uma contração muscular no pescoço. Sua forma mais dolorosa é o torcicolo espasmódico. A duração do tratamento não excede cinco dias.

O que é torcicolo?

O torcicolo é uma contratura dolorosa e involuntária dos músculos do pescoço. Geralmente estes músculos são o esternocleidomastoideo (SCM) e o trapézio. O termo torcicolo vem do latim tortum collum que significa "pescoço torto".

Torcicolo: sintomas

Os sintomas do torcicolo são facilmente identificáveis. Os músculos do pescoço se contraem e enrijecem, o que causa o bloqueio da cabeça, de um lado ou de outro. Qualquer movimento torna-se complicado e extremamente doloroso. Em alguns casos, a dor pode irradiar para o braço, ombro ou parte superior das costas. A duração do torcicolo geralmente não ultrapassa cinco dias e pode ser de apenas algumas horas.

Se for acompanhado por uma febre ou vômitos, então, o torcicolo é sintoma de uma doença mais grave, como a meningite.

Causas e tipos de torcicolo

Existem vários tipos de torcicolo. O torcicolo comum ou torcicolo agudo é comum e benigno. Pode-se sentir ao acordar, depois de dormir em uma posição ruim. Ele geralmente desaparece sozinho durante o dia.

O torcicolo espasmódico é muito mais incapacitante. Ele surge brutalmente e, na maioria das vezes, após um movimento errado. Os músculos se contraem violentamente e o pescoço, então, fica travado numa certa posição. A rotação da cabeça em outra direção é dolorosa ou impossível.

O torcicolo congênito aparece no nascimento. Ele ocorre em crianças que se mantiveram em uma posição ruim no útero ou cujas cervicais sofreram durante o nascimento. Esta forma é relativamente rara (cerca de 4 afetados em cada 1000 pessoas), mas deve ser levado a sério. É geralmente acompanhado de uma plagiocefalia (achatamento da cavidade craniana) e pode resultar em futuros problemas de escoliose ou de coordenação dos olhos.

Torcicolo: remédios e o que fazer

Em caso de torcicolo, é importante relaxar os músculos do pescoço. Usar um colar cervical por alguns dias impede movimentos bruscos ou dolorosos. A aplicação de calor no local também ajuda a relaxar os músculos.

Se a dor persistir, o médico pode prescrever anti-inflamatórios ou analgésicos, assim como relaxantes musculares. A fisioterapia ou a osteopatia também podem ajudar a aliviar a dor.

Em recém-nascidos afetados por torcicolo congênito, a fisioterapia pode limitar as sequelas. Quanto mais cedo for iniciada, menos impacto a criança sofrerá.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações