Tireoide: nódulo, sintomas, câncer de tireoide. O que é tireoide?
Tireoide: nódulo, sintomas, câncer de tireoide. O que é tireoide?

Tireoide: nódulo, sintomas, câncer de tireoide. O que é tireoide?

A tireoide é uma glândula endócrina que regula o metabolismo das células do corpo. Sua desregulação pode provocar um hipotireoidismo, um hipertireoidismo ou um câncer de tireoide.

O que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula endócrina indispensável ao bom funcionamento do organismo. Ela tem um formato de borboleta e se situa no pescoço, abaixo do pomo de Adão. Sua função é de regular o metabolismo das células do corpo.

A tireoide é o local de diversas patologias como o hipotireoidismo, o hipertireoidismo, tireoidites e o câncer de tireoide.

O funcionamento da tireoide

A tireoide produz os hormônios tireoidianos tiroxina (T4), triiodotironina (T3) e calcitonina. Sua produção é estimulada pelo TSH (hormônio estimulante da tireoide), que é secretado pela hipófise. Essa última controla constantemente o nível de hormônios e toma a decisão de aumentar ou diminuir sua produção.

Em seguida, os hormônios tireoidianos circulam no sangue e penetram no núcleo das células, desencadeando a síntese de várias proteínas, que vão permitir a regulagem do metabolismo celular.

Dessa forma, a tireoide administra o gasto energético, a energia muscular, os reflexos, o peso, a temperatura do corpo, a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Ela também tem um papel essencial no crescimento e na maturação do sistema nervoso central.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

Uma disfunção da glândula tireoide pode levar a várias complicações. Estima-se que No Brasil, assim como na Europa e nos Estados Unidos, cerca de 10% da população seja acometida por alguma patologia da tireoide. Existem diversos tipos de doença.

Quando a produção de hormônios é insuficiente, trata-se de um hipotireoidismo, que se manifesta por uma desaceleração do metabolismo. Inversamente, um hipertireoidismo corresponde à secreção excessiva, que promove uma aceleração do metabolismo.

Tireoidite: as doenças da tireoide

Também existem diversas inflamações da tireoide ou tireoidites. Algumas são autoimunes, como a doença de Graves, que é a causa mais frequente de hipertireoidismo, e a tireoidite (ou tireoide de Hashimoto), que na maioria das vezes provoca um hipotireoidismo.

Entre as doenças tireoidianas que não são autoimunes se encontra a tireoidite aguda. De origem infecciosa, ela muitas vezes decorre de uma infecção bacteriana por um estafilococo ou um estreptococo. A causa de uma tireoidite pode também ser medicamentosa. Nesse caso, trata-se de tireoidites iatrogênicas.

Em casos raros, a tireoide pode desenvolver um câncer. Existem diversos tipos. Os cânceres papilares são os mais comuns (cerca de 70%), mas também pode ocorrer um câncer folicular, um câncer anaplásico ou um carcinoma medular.

Escrito por Helena Barros
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações