Terçol: tratamento, remédio, sintomas. Terçol é contagioso?
Terçol: tratamento, remédio, sintomas. Terçol é contagioso?

Terçol: tratamento, remédio, sintomas. Terçol é contagioso?

Um hordéolo, popularmente chamado de terçol, é uma infecção da raiz de um cílio na borda da pálpebra. Pode-se distinguir o hordéolo interno e o hordéolo externo. O tratamento do terçol é baseado no uso de colírio e pomada antibiótica.

O que é um terçol?

Um hordéolo (ou terçol) é uma infecção bacteriana temporária e benigna da raiz de um cílio. Ao contrário do calázio, ele nunca se situa no meio da pálpebra, mas sempre na borda. Geralmente é causado por um estafilococo e não é contagioso.

Trata-se da infecção da pálpebra mais comum. Considera-se que uma pessoa terá hordéolo, em média, uma ou duas vezes ao longo de sua vida.

O terçol não tem consequências, mas pode ser debilitante e muito doloroso.

Sintomas: como reconhecer um terçol?

Um terçol é caracterizado por diversos sinais. Uma pequena bolha vermelha, ou um nódulo, se forma na borda da pálpebra. Ela é acompanhada por dores perto da raiz dos cílios, uma tendência a chorar, inchaço da pálpebra e um ligeiro distúrbio visual.

Também pode-se constatar secreções purulentas no olho, assim como a sensação de um corpo estranho no interior dele.

Causas do terçol

O terçol é resultado da obstrução do folículo (a raiz) de um cílio ou das glândulas que cercam a pálpebra devido a uma infecção por estafilococos. Este folículo ou glândula, então, incha até formar um furúnculo. Em alguns casos, o terçol não é visível e se localiza sob a pele.

Existem dois tipos de terçol. O terçol externo é o mais comum. É benigno e sem consequências. No entanto, o terçol interno, que é uma forma mais grave e rara, requer a intervenção médica. Ele se desenvolve na glândula meibomiana, na parte central da pálpebra.

Em pessoas com diabetes, acne ou cujo sistema imunológico está enfraquecido, o hordéolo tem uma tendência crônica. É por isso que um exame de diabetes geralmente é recomendado em casos de infecção freqüente.

Tratamento: remédio para terçol?

Na maioria das vezes, um terçol não requer tratamento e se cura em poucos dias. É recomendável aplicar uma compressa úmida no olho, várias vezes ao dia. É importante nunca tocar no terçol com as mãos e não coçar o olho. Da mesma forma, é necessário evitar cosméticos e lentes de contato.

Se o terçol for persistente, um tratamento antibiótico a base de colírios ou pomadas pode ser prescrito. Uma intervenção cirúrgica pode ser considerada se nenhum tratamento surtir efeito.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações