Tempo de protrombina: definição e função. Como analisar os resultados?

Tempo de protrombina: definição e função. Como analisar os resultados?

O tempo de protrombina é um teste para avaliar, sob certas condições precisas, a velocidade que o sangue leva para coagular. Este exame de sangue é recomendado no acompanhamento de pacientes submetidos a anticoagulantes orais, bem como na detecção de certas anormalidades da hemostasia.

O que é tempo de protrombina? 

O tempo de protrombina refere-se ao tempo necessário para uma amostra de plasma sanguíneo sem plaquetas coagular quando colocada na presença de certos reagentes específicos (tromboplastina). O resultado obtido é expresso, em segundos, em forma de porcentagem em relação ao sistema de calibração em vigor para harmonizar os resultados. Na verdade, hoje em dia, um índice é calculado. 

Esse índice é o Índice internacional normalizado (IIN). Ele considera tanto o tempo de coagulação do paciente quanto o dos reagentes de referência. Assim, o tempo de protrombina, expresso em IIN, corresponde à razão entre o tempo de protrombina do paciente e o tempo de protrombina da testemunha. Um índice igual a 1 é considerado normal, exceto em pacientes tratados com anticoagulantes, para os quais uma zona de eficácia terapêutica dos IINs se situa entre 2 a 4,5.

A dosagem do tempo de protrombina

Como os principais exames de avaliação de coagulação, o tempo de protrombina requer uma punção venosa na curva do cotovelo. Embora o jejum não seja imprescindível para esse exame, alguns laboratórios pedem que um período de jejum preceda a amostragem.

O álcool e certos medicamentos também podem modificar os resultados obtidos. Portanto, é essencial indicar qualquer tratamento realizado durante o exame de sangue. A amostra coletada é colocada em contato com a tromboplastina.

A medição do tempo de protrombina é realizada por dispositivos automáticos. O tempo de protrombina geralmente fica entre 10 e 11 segundos. Quando expresso em porcentagem, damos o nome de níveis de protrombina. Esses níveis devem ficar entre 70 e 100%.

Tempo de protrombina muito baixo: o que isso significa?

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Uma taxa de protrombina inferior a 70% em relação a um plasma normal pode ser causada por várias doenças: insuficiência hepática, deficiência nos factores II, V, VII ou X, má absorção digestiva de vitamina K, coagulação intravascular disseminada, hipofibrinogenemia ou antiprotrombinase.

É importante saber que o tempo de protrombina provavelmente será reduzido com um tratamento a base de anticoagulantes orais. Nesse caso, risco de hemorragia aumenta.

Tempo de protrombina muito alto: o que isso significa?

Taxas acima de 100% geralmente não têm uma razão clínica.

Bruna Moura
Sem Internet
Verifique suas configurações