Saiba qual é a melhor forma para desentupir o nariz
Saiba qual é a melhor forma para desentupir o nariz
Leia mais

Saiba qual é a melhor forma para desentupir o nariz

Um problema comum a todos é o congestionamento nasal, mais conhecido como nariz entupido. Por isso, conheça uma série de alternativas para o problema antes de apelar para remédios paliativos e até "viciantes".

O problema da congestão nasal ocorre sobretudo quando há uma mudança brusca de temperatura, ou quando o tempo fica seco e o ar poluído mais concentrado, como no inverno. No entanto, para aqueles que sofrem de rinite e sinusite, o problema de respiração não é algo sazonal.

Os descongestionantes nasais, além de serem paliativos, podem causar outros problemas e até agravar outros se forem usados a médio ou longo prazo. Por isso, o ideal é fazer uso desses medicamentos de forma pontual pontualmente e sempre sob orientação médica.

Com essas dicas, você pode abandonar esses remédios, acredite, eles não vão te fazer falta.

1- Apertar o ponto IG-20

Este é um ponto do seu corpo que fica ao lado das suas narinas. Ao apertá-los (um de cada lado), suas vias aéreas serão abertas.

2- "Abrir a respiração"

Além de apertar tais pontos, você pode colocar suas mãos uma de cada lado da cabeça e, com os polegares pressionando os pontos mencionados, usar os outros quatro dedos na nuca para puxar cada ponto para fora, abrindo ainda mais as vias aéreas e facilitando muito sua respiração.

3- Pressionar o "mar da tranquilidade"

Há um ponto entre as sobrancelhas e o final do nariz chamado "mar da tranquilidade". Ao pressionar esse ponto, você alivia a congestão nasal e facilita o sono, principalmente em casos de insônia.

4- Pressionando uma bola na axila

Finalmente, há outro ponto localizado nas axilas que também está ligado à respiração. Coloque uma bola pequena (de tênis, por exemplo) abaixo da axila e pressione, fechando o braço. Acredite, isso também funciona.

Essas dicas resolvem principalmente os problemas de congestão nasal funcionais, isto é, o entupimento causado por algum tipo de muco, alergia, etc. Em casos mais graves envolvendo a anatomia do nariz, como o desvio de septo, talvez as dicas mencionadas não sejam eficientes.

Nesses casos, consulte um médico se os sintomas persistirem.

Escrito por Flávio Soares
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações