Rinite: alérgica, remédio e sintomas
Rinite: alérgica, remédio e sintomas

Rinite: alérgica, remédio e sintomas

A rinite é uma inflamação das mucosas da cavidade nasal. Dependendo da causa, ela pode ser alérgica (também conhecida como febre do feno), vasomotora ou infecciosa.

O que é uma rinite?

A rinite é uma inflamação das mucosas da cavidade nasal. Ela se manifesta por espirros, coriza e congestão nasal. Geralmente estes distúrbios causam insônia e, portanto, fadiga.

Tipos de rinites

Existem várias formas de rinite, dependendo de sua origem. A rinite alérgica é causada por alérgenos (principalmente de pólen, mas também de pelos de animais ou de poeira) que entram em contato com o trato respiratório. A alergia é a reação do sistema imunológico que busca proteger o corpo.

Quando é sazonal, durante o período de floração das plantas, a rinite é popularmente chamada de febre do feno. A rinite alérgica também pode ser crônica e durar todo o ano. Ela é causada por uma exposição frequente a alérgenos, geralmente no trabalho ou em casa.

A rinite pode ter origem infecciosa, geralmente devido a uma infecção viral. Alguns fatores de risco favorecem seu aparecimento, como o consumo de tabaco ou de certas drogas.

Finalmente, a rinite vasomotora pode ter muitas causas. Ela pode ocorrer após um período de estresse ou após o consumo excessivo de vasoconstritores (medicamentos que reduzem o tamanho dos vasos sanguíneos) por via nasal.

Sintomas da rinite

A rinite alérgica é caracterizada por espirros repetidos, coriza abundante e, muitas vezes, olhos vermelhos. Ela também pode estar associada a outras patologias alérgicas, como a asma.

A rinite infecciosa tem os mesmos sintomas, mas pode ser acompanhada por uma febre. Além disso, muitas vezes é associada a uma conjuntivite ou a uma faringite. Se uma coriza amarela e espessa for constatada, há uma forte possibilidade de progressão para uma sinusite aguda.

Tratamento da rinite

Se a rinite for alérgica, o primeiro passo é evitar o contato com o alérgeno. Em seguida, uma dessensibilização ou um leve tratamento podem ser propostos.

No caso da rinite viral, é importante assoar o nariz regularmente. Um tratamento sintomático pode ser prescrito para reduzir os inconvenientes.

No caso da rinite vasomotora, geralmente um tratamento local à base de cortisona é suficiente. Pode ser, no entanto, que uma operação cirúrgica seja necessária.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações