Resfriado: Sintomas, remédio e contágio do resfriado comum
Resfriado: Sintomas, remédio e contágio do resfriado comum

Resfriado: Sintomas, remédio e contágio do resfriado comum

A Rinofaringite (ou nasofaringite) é uma infecção viral das vias aéreas e também chamada de resfriado comum. Muito contagiosa, é a primeira causa de consulta para bebês e crianças pequenas. No entanto, ela é benigna e muito facilmente tratável.

Definição: o que é rinofaringite?

A rinofagintite é uma infecção viral das vias respiratórias, mais especificamente da faringe e das cavidades nasais. Geralmente benigna, mas muito contagiosa, é comum em crianças pequenas, a partir de seis meses. Isso acontece porque o sistema imunológico delas ainda não está maduro e defende-se de forma menos eficaz.

Quando há contaminação, a mucosa nasal incha e produz grandes quantidades de secreções líquidas. Isso faz com que o nariz fique entupido. Contabiliza-se mais de 200 vírus que podem causar a rinofaringite.

Sintomas do resfriado

Os sintomas da rinofaringite são parecidos aos de um resfriado comum. A dor de garganta é o primeiro sintoma a aparecer, seguida de febre moderada (inferior a 39°C). Em seguida, aparece o congestionamento nasal, tosse leve e dor de cabeça. Em casos mais raros, também se pode notar náuseas e vômitos.

Os sintomas geralmente persistem entre sete e dez dias antes de desaparecerem sozinhos. Por isso não é obrigatório consultar um médico. No entanto, na ausência de tratamento, algumas crianças podem desenvolver várias complicações bacterianas, como uma otite média, laringite, sinusite ou bronquite.

Tratamento: como tratar e quais remédios para o resfriado?

Na maioria dos casos, a rinofaringite cura-se sozinha. O tratamento, portanto, tem apenas o objetivo de tratar os sintomas para reduzir o desconforto. O médico pode prescrever paracetamol para a dor de garganta, antitérmicos para a febre e descongestionantes para aliviar a congestão nasal. No entanto, os descongestionantes não são recomendados para crianças pequenas, em seu lugar recomenda-se uma solução salina.

Os medicamentos contra os resfriados são controversos porque eles não ajudam na cura e também são contraindicados para crianças com menos de 15 anos. Os antibióticos são indicados somente em caso de complicações bacterianas e não tem nenhuma utilidade no tratamento da infecção viral.

Recomenda-se muito repouso em um lugar calmo, não muito quente ou úmido. É necessário hidratar-se bem, bebendo pelo menos dois litros de água por dia. Também é recomendado o consumo de caldos quentes e de chás de ervas.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações