Pressão arterial: normal, alta ou baixa?
Pressão arterial: normal, alta ou baixa?

Pressão arterial: normal, alta ou baixa?

A pressão arterial, ou tensão arterial, corresponde à pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias quando é bombeado pelo coração. É importante manter os níveis normais para evitar complicações cardiovasculares.

O que é pressão arterial?

A pressão arterial, ou tensão arterial, corresponde à pressão exercida pelo sangue nas paredes arteriais quando é bombeado pelo coração. Trata-se da força necessária para que o coração bombeie o sangue através do organismo.

Existem dois tipos de pressão: a pressão sistólica corresponde ao valor da pressão arterial no momento da sístole cardíaca, ou seja, durante a contração do coração. Nesse momento a pressão é mais alta. A pressão diastólica corresponde ao valor da pressão arterial no momento da diástole cardíaca, ou seja, durante o relaxamento do coração.

A pressão arterial é normal quando a pressão sistólica é de aproximadamente 120 mmHg (milímetro de mercúrio) e a pressão diastólica de 80 mmHg. Essa é a pressão arterial ideal para se ter uma expectativa de vida sem doenças cardiovasculares. Ela geralmente é indicada em centímetros de mercúrio, ou seja, um valor médio de 12/8.

Fala-se de hipertensão arterial quando esse número é muito alto, ou seja, superior a uma pressão de 140/90 mmHg ou 14/9 cmHg. Por outro lado, fala-se de hipotensão arterial quando a pressão é anormalmente baixa, ou seja, a pressão sistólica é de cerca 90 mmHg ou abaixo disso.

Medidor de pressão arterial: Como se mede a pressão arterial?

A medição da pressão arterial geralmente se faz usando um tensiômetro (geralmente um bracelete inflável). A medição deve ser realizada na posição sentada ou deitada para o diagnóstico de hipertensão e de pé para o diagnóstico de hipotensão.

Um outro método também possível é a chamada medição ambulatorial da pressão arterial (MAPA), ela consiste na utilização de um aparelho usado durante 24 horas que armazena automaticamente as medições da tensão a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos durante a noite.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações