Por que beber café dá mais vontade de ir ao banheiro em algumas pessoas?

Por que beber café dá mais vontade de ir ao banheiro em algumas pessoas?

Um novo estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, busca esclarecer a relação entre a ingestão do café e a vontade de "fazer o número dois".

Não é difícil encontrar pessoas que têm vontade de ir ao banheiro logo depois de beber um cafezinho. Muita gente, inclusive, faz dessa relação um ritual diário para satisfazer as necessidades fisiológicas.

Mas, você sabia que nem mesmo os cientistas conseguem explicar com exatidão o porquê de termos vontade de evacuar logo após ingerir uma xícara de café?

A teoria que explicava esse fenômeno até hoje girava em torno da cafeína, que seria um estimulante natural dos movimentos peristálticos (que são as contrações intestinais responsáveis pela movimentação do bolo alimentar, ou seja, das futuras fezes). No entanto, Um novo estudo que está sendo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostra que os descafeinados têm efeito similar no organismo.

Segundo os pesquisadores, a cafeína pode, sim, ser uma intensificadora dos movimentos peristálticos, mas o café em si já aumenta a acidez do estômago, e esse excesso seria o verdadeiro motivo da aceleração do trânsito intestinal em muitas pessoas.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

A pesquisa ainda está em fase inicial e foi feita com camundongos. Eles beberam café durante três dias consecutivos, com e sem cafeína, e em ambos os casos a capacidade de contração dos músculos do intestino delgado pareceu aumentar - ou seja, a bebida empurrou o conteúdo do intestino de forma mais rápida.

Fonte: Revista Galileu

Imagem: Guetty

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações