Pielonefrite: aguda, tratamento, na gravidez. O que é pielonefrite?

Pielonefrite: aguda, tratamento, na gravidez. O que é pielonefrite?

A pielonefrite é uma infecção urinária que ataca os rins. Ela geralmente é consequência de uma cistite não tratada. Quais são seus sintomas e tratamentos?

O que é a pielonefrite?

A pielonefrite aguda é uma infecção urinária de origem bacteriana que ataca os rins e geralmente é consequência de uma cistite aguda não tratada. O principal agente infeccioso da doença é a bactéria Escherichia Coli.

A pielonefrite atinge as mulheres muito mais do que os homens, especialmente as mulheres grávidas ou com mais de 55 anos.

Sintomas da pielonefrite

O primeiro sintoma da pielonefrite aguda é uma febre alta (39ºC a 40ºC) que surge repentinamente. Ela é acompanhada de calafrios, suor frio e de um estado geral de fadiga. A pessoa infectada também sente dor na região lombar (lombalgia), geralmente em apenas um dos lados, que pode irradiar até os órgãos genitais.

A pielonefrite possui sinais característicos da cistite:

- vontade frequente de urinar

- dor ou ardência durante a micção

- presença de sangue na urina

Além disso, sintomas de problemas digestivos podem aparecer:

- diarreia

- náuseas

- vômitos

Com a evolução da pielonefrite aguda, também podem surgir hipertensão e/ou anemia.

Em crianças pequenas, além dos sintomas anteriores, a doença pode se manifestar através de urina de cor ou odor incomuns, perda de peso ou mudanças de humor.

Causas da pielonefrite

A bactéria Escherichia coli é a principal responsável pela pielonefrite (85% dos casos), mas o agente infecioso também pode ser da família dos enterococos ou dos estafilococos.

As pessoas com maior risco de contrair a infecção são as que possuem alguma anomalia das vias urinárias ou genitais (malformação do trato urinário, refluxo vesicoureteral, síndromes obstrutivas urinárias etc) assim como pessoas que sofrem de alguma doença metabólica crônica, como diabetes ou HIV.

Tratamento da pielonefrite

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

A pielonefrite é uma infecção que deve ser levada a sério. É preciso consultar um médico assim que surgem os primeiros sintomas. Ele fará uma análise da urina e, se preciso, um exame de sangue. Também pode ser solicitada uma ultrassonografia do rim e da bexiga, sobretudo em caso de reincidência ou de pielonefrite crônica, para descobrir a causa da doença.

O tratamento contra a pielonefrite é feito com antibióticos. Um antibiograma permite testar a eficácia dos antibióticos sobre o micro-organismo patogênico para encontrar o mais eficaz. Também é aconselhável adotar um período de repouso e ingerir bastante líquido.

Caso surjam sinais que indiquem uma complicação, é possível fazer uma intervenção cirúrgica. Se um obstáculo estiver impedindo o escoamento normal da urina, uma drenagem urinária deve ser feita com urgência.

Helena Barros
Sem Internet
Verifique suas configurações