Pedra nos rins: sintomas, tratamentos, cirurgia. O que causa pedra nos rins?
Pedra nos rins: sintomas, tratamentos, cirurgia. O que causa pedra nos rins?

Pedra nos rins: sintomas, tratamentos, cirurgia. O que causa pedra nos rins?

A cólica de rim (também chamada de cólica nefrética) consiste em uma dor viva e intensa nos rins. Geralmente é causada por um cálculo renal (pedra no rim). O que fazer em caso de cólica de rim e como tratá-la?

O que é cólica de rim?

A cólica de rim é uma dor resultante da obstrução das vias urinárias. É considerada uma das dores mais intensas que se pode sentir. Ela não é uma doença, mas um sintoma que muitas vezes é causado por uma pedra no rim.

Cerca de 10% da população dos países industrializados é afetada pela cólica de rim. Em metade desses casos, o indivíduo que já sofreu dessa dor a sentirá novamente, pelo menos uma vez.

A cólica de rim requer cuidados imediatos. Portanto, é importante dirigir-se à emergência médica no caso de aparecimento dos sintomas.

Sintomas de pedra nos rins

O primeiro sintoma é uma dor muito intensa na região lombar que desce para os órgãos genitais. Ela parece de maneira abrupta e não diminui ao mudar de posição. Uma crise pode durar entre 10 minutos e várias horas.

Geralmente, a cólica renal é associada a sintomas urinários (necessidade frequentes e urgentes, ardor ao urinar, sangue na urina) e sintomas digestivos (náuseas, vômitos, inchaço). Além disso, ela frequentemente é acompanhada por agitação e ansiedade.

O que causa pedra nos rins e a cólica renal?

Na maioria dos casos, a cólica de rim é causada por uma urolitíase (cálculo renal ou pedra no rim). Trata-se é da formação de cálculos, compostos sólidos de vários milímetros formados por minerais dissolvidos, nos rins e na uretra. Eles têm o efeito de bloquear parcial ou totalmente as vias urinárias. Como o rim continua a produzir urina, isso leva à uma estagnação e, consequentemente, a uma pressão muito forte que causa dores.

Mais raramente, a cólica renal pode ser originada por um tumor ginecológico ou renal, uma inflamação da uretra, um hematoma ou um estreitamento das vias urinárias após uma cirurgia.

Tratamento: como aliviar uma cólica de rins?

Por ser extremamente dolorosa, a cólica de rim requer cuidados imediatos na emergência médica logo aos primeiros sintomas. A prioridade é aliviar a dor. Para isso, o médico prescreve ketoprofeno, um anti-inflamatório não esteroide, ou morfina.

O tratamento consiste em reduzir o cálculo para ele possa sair sozinho. Baseia-se na ingestão de anti-inflamatórios, analgésicos e antiespasmódicos. Recomenda-se não beber mais de um litro de água por dia para não para aumentar a pressão nos rins. Por outro lado, quando a crise acaba, uma boa hidratação pode ajudar a migração do cálculo.

Se o cálculo medir mais de 10 mm e sua expulsão espontânea parecer pouco provável, uma intervenção cirúrgica é necessária para retirá-lo.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações