Pedra na vesícula: sintomas e cirurgia da vesícula. A pedra na vesícula pode matar?
Pedra na vesícula: sintomas e cirurgia da vesícula. A pedra na vesícula pode matar?
Pedra na vesícula: sintomas e cirurgia da vesícula. A pedra na vesícula pode matar?
Leia mais

Pedra na vesícula: sintomas e cirurgia da vesícula. A pedra na vesícula pode matar?

A vesícula biliar é um órgão do sistema digestivo. É comum que ela produza cálculos (pequenas pedras) que podem causar complicações depois de acumularem-se. Daremos uma visão geral sobre a vesícula biliar, sua função e os problemas que podem afetá-la.

Definição e função: O que é a vesícula biliar?

A vesícula biliar é um órgão do sistema digestivo cuja função é a de armazenar e concentrar a bile produzida pelo fígado antes da despejá-la para o intestino durante a digestão. A bile é um líquido composto de muco, pigmentos biliares, sais biliares, colesterol e sais minerais, destinada para facilitar a digestão.

A vesícula biliar situa-se no abdômen, perto do fígado, e tem a forma de uma pera, com um comprimento de cerca de 8 centímetros por 4 centímetros de diâmetro.

Sintomas da pedra na vesícula e cirurgia da vesícula

É comum encontrar cálculos (também chamados de pedras) na vesícula biliar. Os cálculos são massas parecidas com cristais que se formam especialmente quando a bile contém uma proporção muito grande de colesterol, sais biliares ou bilirrubina, o pigmento presente na bile. No entanto, o número, tamanho e a forma dos cálculos podem variar.

Eles podem ser semelhantes a grãos de areia ou ter o tamanho de uma bola de golfe. Os sintomas também podem variar de uma pessoa para outra. Na maioria dos casos, os cálculos são "silenciosos", isto é, não causam nenhuma dor e são detectados por acaso durante um ultrassom. Neste caso, eles geralmente não necessitam de tratamento, somente do monitoramento da alimentação.

No entanto, os cálculos também podem causar crises dolorosas. Eles podem obstruir as vias biliares conduzindo a bile da vesícula biliar para o fígado. Como a vesícula não pode se esvaziar, ela incha e provoca dores que podem ser muito intensas. Nesse caso, medicamentos são receitados para aliviar os sintomas e uma cirurgia pode ser considerada.

A intervenção cirúrgica consiste em remover a vesícula biliar (colecistectomia). O ato pode ser realizado por laparotomia (com a abertura do abdômen) ou laparoscopia (sem a abertura da parede abdominal). Esta última técnica permite eliminar o risco de recorrência e complicações.

Vesícula biliar e câncer. A vesícula biliar pode matar?

A vesícula biliar pode ser atingida por um câncer, mas esses casos são relativamente raros em comparação a outros cânceres digestivos. Ele afeta de duas a três vezes mais mulheres do que homens e geralmente manifesta-se depois dos 65 anos.

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações