Otite: interna, externa, aguda e crônica. O que é a otite média e qual é o tratamento?

Otite: interna, externa, aguda e crônica. O que é a otite média e qual é o tratamento?

A otite média é uma infecção no ouvido que muitas vezes surge após um resfriado. Mas como distinguir os diferentes sintomas? E quais são os tratamentos? Voltemo-nos para esta doença dolorosa que, na maioria das vezes, é benigna.

A otite é a segunda doença infecciosa mais frequente após a rinofaringite (resfriado comum). Pode afetar a todos os indivíduos, porém os mais atingidos são recém-nascidos e crianças pequenas (entre 6 e 36 meses).

Definição: O que é a otite?

A otite é uma infecção ou inflamação do ouvido ou orelha média, daí sua denominação de otite "média". Existem três tipos de otite média e todas têm sintomas diferentes. A otite média aguda é uma infecção de ouvido que persiste normalmente de uma a duas semanas. A otite média crônica (persistente) é uma infecção no ouvido que pode durar mais de seis semanas.

Pode haver, também, a presença de um líquido no ouvido médio por mais de três meses sem qualquer sinal de infecção ou dor. Neste caso, trata-se de uma otite serosa (que, em geral, é uma complicação da otite aguda). Finalmente, uma otite média aguda recorrente se dá quando a otite tende a reaparecer várias vezes durante a mesma estação.

Estima-se que, com três anos, pelo menos 85% das crianças tenham tido uma otite média e que 50% dessas crianças tenham contraído a doença em pelo menos duas ocasiões.

Causas da otite

Esta doença muitas vezes é resultado de uma infecção viral. O vírus volta através da tuba auditiva para o ouvido médio depois de um corrimento nasal causado por um resfriado ou faringite. De 60 a 70% dos casos, trata-se de uma infecção bacteriana associada, posteriormente, a uma infecção viral (conhecida como sobreinfecção bacteriana).

Às vezes a otite também pode ser causada por alergias, poluentes do ar ou doenças respiratórias como um resfriado comum. As infecções de ouvido são mais comuns no inverno.

Sintomas: como reconhecer uma otite?

Os sintomas não são os mesmos em crianças e em adultos, mas ambos geralmente sentem dores e uma sensação de ouvido entupido.

Em crianças e bebês, os sinais mais comuns são:

- Febre alta- Dores em um ou nos dois ouvidos, fazendo com que a criança toque o ouvido muitas vezes

- Choro, irritabilidade, dificuldade em dormir

- Falta de apetite

- Um líquido que escorre do ouvido

- A perda da audição

Em adultos, os sintomas mais comuns são:

- Dor latejante no ouvido que pode irradiar para a cabeça

- Sensação de ouvido entupido e diminuição da audição

- Mal-estar geral que pode ser acompanhado de febre alta

- Zumbido nos ouvidos

- Eventualmente, um fluxo de secreções amareladas do ouvido, o que indica que o tímpano foi perfurado

- Tonturas, perda de equilíbrio

Diagnóstico e tratamento da otite: como curar uma infecção no ouvido?

A otite geralmente é benigna, mas pode ser muito dolorosa. Portanto, é recomendável consultar um médico logo no início dos sintomas. Durante a consulta, o médico vai olhar para o interior do ouvido. Quando há a drenagem de uma secreção purulenta na caixa timpânica, nomeia-se como otite supurativa (ou purulenta), quando isso não acontece, ela é chamada otite congestiva (ou hiperêmica).

A otite congestiva pode curar-se em poucos dias, no entanto a otite purulenta pode demandar um tratamento a base de antibióticos. Em 80% dos casos de otites, a cura ocorre sem o uso de antibióticos. No entanto, para crianças menores de dois anos que sofrem de otite graves, geralmente os antibióticos são recomendados.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Esses medicamentos são prescritos principalmente para reduzir o risco de agravamento da otite para uma mastoidite ou uma meningite, porém essas complicações são raras. Além de antibióticos, analgésicos podem ser tomados para reduzir a dor, assim como gotas auriculares (um medicamento líquido para aplicação no ouvido).

Bruna Moura
Sem Internet
Verifique suas configurações