Otite: interna, externa, aguda e crônica. O que é a otite média e qual é o tratamento?
A otite média é uma infecção no ouvido que muitas vezes surge após um resfriado. Mas como distinguir os diferentes sintomas? E quais são os tratamentos? Voltemo-nos para esta doença dolorosa que, na maioria das vezes, é benigna.
A otite é a segunda doença infecciosa mais frequente após a rinofaringite (resfriado comum). Pode afetar a todos os indivíduos, porém os mais atingidos são recém-nascidos e crianças pequenas (entre 6 e 36 meses).
Definição: O que é a otite?
A otite é uma infecção ou inflamação do ouvido ou orelha média, daí sua denominação de otite "média". Existem três tipos de otite média e todas têm sintomas diferentes. A otite média aguda é uma infecção de ouvido que persiste normalmente de uma a duas semanas. A otite média crônica (persistente) é uma infecção no ouvido que pode durar mais de seis semanas.
Pode haver, também, a presença de um líquido no ouvido médio por mais de três meses sem qualquer sinal de infecção ou dor. Neste caso, trata-se de uma otite serosa (que, em geral, é uma complicação da otite aguda). Finalmente, uma otite média aguda recorrente se dá quando a otite tende a reaparecer várias vezes durante a mesma estação.
Estima-se que, com três anos, pelo menos 85% das crianças tenham tido uma otite média e que 50% dessas crianças tenham contraído a doença em pelo menos duas ocasiões.
Causas da otite
Esta doença muitas vezes é resultado de uma infecção viral. O vírus volta através da tuba auditiva para o ouvido médio depois de um corrimento nasal causado por um resfriado ou faringite. De 60 a 70% dos casos, trata-se de uma infecção bacteriana associada, posteriormente, a uma infecção viral (conhecida como sobreinfecção bacteriana).
Às vezes a otite também pode ser causada por alergias, poluentes do ar ou doenças respiratórias como um resfriado comum. As infecções de ouvido são mais comuns no inverno.
Sintomas: como reconhecer uma otite?
Os sintomas não são os mesmos em crianças e em adultos, mas ambos geralmente sentem dores e uma sensação de ouvido entupido.
Em crianças e bebês, os sinais mais comuns são:
- Febre alta- Dores em um ou nos dois ouvidos, fazendo com que a criança toque o ouvido muitas vezes
- Choro, irritabilidade, dificuldade em dormir
- Falta de apetite
- Um líquido que escorre do ouvido
- A perda da audição
Em adultos, os sintomas mais comuns são:
- Dor latejante no ouvido que pode irradiar para a cabeça
- Sensação de ouvido entupido e diminuição da audição
- Mal-estar geral que pode ser acompanhado de febre alta
- Zumbido nos ouvidos
- Eventualmente, um fluxo de secreções amareladas do ouvido, o que indica que o tímpano foi perfurado
- Tonturas, perda de equilíbrio
Diagnóstico e tratamento da otite: como curar uma infecção no ouvido?
A otite geralmente é benigna, mas pode ser muito dolorosa. Portanto, é recomendável consultar um médico logo no início dos sintomas. Durante a consulta, o médico vai olhar para o interior do ouvido. Quando há a drenagem de uma secreção purulenta na caixa timpânica, nomeia-se como otite supurativa (ou purulenta), quando isso não acontece, ela é chamada otite congestiva (ou hiperêmica).
A otite congestiva pode curar-se em poucos dias, no entanto a otite purulenta pode demandar um tratamento a base de antibióticos. Em 80% dos casos de otites, a cura ocorre sem o uso de antibióticos. No entanto, para crianças menores de dois anos que sofrem de otite graves, geralmente os antibióticos são recomendados.
Esses medicamentos são prescritos principalmente para reduzir o risco de agravamento da otite para uma mastoidite ou uma meningite, porém essas complicações são raras. Além de antibióticos, analgésicos podem ser tomados para reduzir a dor, assim como gotas auriculares (um medicamento líquido para aplicação no ouvido).