Lentes de contato biônicas são lançadas e prometem uma visão mais que perfeita

Lentes de contato biônicas são lançadas e prometem uma visão mais que perfeita

Uma empresa canadense desenvolveu lentes de contato biônicas para corrigir problemas de visão. Uma vez colocada nos olhos, a lente biônica Ocumetics tornaria a visão ainda mais poderosa.

Dareth Webb, um optometrista da Columbia Britânica, diz que encontrou uma solução para não precisar mais usar óculos. Seu dispositivo, apresentado como um par de lentes de contato biônicas, não apenas corrige distúrbios visuais, mas também oferece aos usuários uma visão mais que perfeita.

A invenção é o resultado de oito anos de pesquisa realizada no laboratório Ocumetics Technology Corp, empresa liderada por Dareth Webb. A versão mais avançada desenvolvida pelo especialista e sua equipe de cientistas foi apresentada em 2015 ao público e profissionais de saúde visual.

Uma operação rápida e indolor

Chamados de "Ocumetics Bionic Lens", essas lentes vêm na forma de dois pequenos botões transparentes destinados a serem inseridos dentro de cada olho. A operação é semelhante à cirurgia de catarata: rápida e completamente indolor.

Realizada sem anestesia geral em menos de oito minutos, a cirurgia consiste na substituição da lente lesada por uma dessas próteses pequenas. Para fazer isso, a lente é enrolada e injetada no olho usando uma seringa cheia de fluido fisiológico. Em seguida, ela se desdobra para produzir seu efeito na visão.

Segundo os designers, todos podem reivindicar este tipo de intervenção desde que tenham pelo menos 25 anos de idade, altura em que a estrutura do olho deve estar completamente formada. Feitas sob medida para cada paciente, as lentes permitiriam em um instante recuperar completamente a visão, qualquer que fosse o distúrbio inicial.

Uma visão muito melhorada

Leia também
Se ficar vermelho quando bebe álcool, o melhor é parar

Dareth Webb promete uma visão mais que perfeita. "Se você pode ler a hora em um pêndulo a uma distância de três metros, você pode ver até nove metros com a lente biônica", disse ele à Canadian Press. No momento, a operação das lentes não foi detalhada.

A empresa garante, no entanto, que as lentes são perfeitamente seguras e não têm impacto na estrutura do olho. De acordo com as informações mais recentes fornecidas pela Ocumetics Technology Corp, os resultados obtidos com as lentes poderiam ir além, melhorando a visão de pessoas que não sofrem de nenhum transtorno específico.

Pelo menos é o que os especialistas teriam descoberto ao conduzir estudos em animais. A equipe de desenvolvimento está planejando realizar uma série de testes clínicos necessários antes de começar a ser vendido.

Andressa Zabeu
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações