Laringite: sintomas, tratamento e laringite infantil.
Laringite: sintomas, tratamento e laringite infantil.

Laringite: sintomas, tratamento e laringite infantil.

A laringite é uma infecção da garganta, mais precisamente da laringe e das cordas vocais. Trata-se de uma doença comum, na maioria dos casos benigna, cujo tratamento pode ser feito em casa, quando é do tipo agudo. Saiba mais sobre a doença, seus sintomas e tratamentos.

Definição: o que é a laringite?

A laringite é uma inflamação da laringe e frequentemente das cordas vocais. Essa inflamação impede as cordas vocais de se movimentarem e de vibrarem livremente com a passagem do ar. A voz então se torna rouca ou some. A laringite se divide em dois tipos: aguda e crônica. A doença é a princípio aguda e se torna crônica caso dure mais de três semanas.

Causas da laringite

A laringite aguda é a mais comum. Ela surge repentinamente, na maioria das vezes, e desaparece em alguns dias ou semanas. Em geral, a doença é causada por um esforço particular das cordas vocais, uma infecção viral (como as do resfriado e da gripe), uma bronquite, uma pneumonia ou um caso de sarampo.

No caso da laringite crônica, a causa é geralmente uma exposição prolongada a fatores irritantes como gases tóxicos, substâncias alergênicas, fumaça de cigarro, problemas de refluxo gastroesofágico, sinusite crônica, álcool, esforço excessivo e repetitivo da voz, ou ainda, à utilização de corticosteroides inalatórios.

Eventualmente, a laringite pode ser causada por uma infecção bacteriana, fúngica ou parasitária, um câncer, um tratamento de radioterapia ou por uma paralisia das cordas vocais provocada por um acidente vascular cerebral ou ferimento.

Sintomas: como reconhecer a laringite?

Geralmente, as pessoas acometidas pela laringite ficam muito roucas e podem até mesmo perder a voz por um tempo. O paciente também pode sentir:

- cócegas ou dor na garganta

- dificuldade de engolir

- tosse seca

- sensação de nó na garganta

A pessoa também sente a garganta arranhar, pode ter dificuldade para respirar e febre baixa (menos de 38,5 graus).

Tratamento: como tratar a laringite?

Quando a laringite é causada por um esforço excessivo das cordas vocais, alguns dias de repouso são suficientes para amenizar os sintomas. Quando uma infecção bacteriana é a origem da doença, o médico pode prescrever antibióticos. No entanto, estes se mostram geralmente ineficazes, já que a maioria das laringites é de origem viral.

Para as laringites agudas, especialmente em crianças, o médico pode prescrever corticoides que permitem diminuir a inflamação. Na maioria das vezes, a doença se cura rapidamente com ajuda do tratamento, mas é possível acelerar esse processo com algumas medidas simples em casa:

- respirar vapor úmido do banho, de uma bacia quente, ou usando um umidificador

- usar a voz o mínimo possível

- chupar pastilhas ou fazer gargarejos com água salgada

Quando possível, deve-se eliminar a causa da laringite (azia, tabagismo, alcoolismo etc).

Escrito por Helena Barros
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações