Joanete: Definição, cirurgia, tratamento e recuperação
Joanete: Definição, cirurgia, tratamento e recuperação

Joanete: Definição, cirurgia, tratamento e recuperação

O hálux valgo (joanete ou hallux valgus) é uma deformação do antepé. Geralmente é indolor, mas pode ser muito incapacitante e demanda uma operação cirúrgica.

Definição: O que é Hálux valgo?

O hálux valgo é uma deformação do pé, também chamada de "joanete" na linguagem popular. Consiste em um desvio da base do dedão do pé (hallux em latim) para o exterior (valgus) que se manifesta por uma saliência no interior de dentro do pé, no primeiro metatarso.

Dependendo do ângulo do desvio do dedão do pé, existem diferentes estágios de hálux valgo. Se o desvio for inferior a 20°, é chamado de hálux valgo leve. Entre 20° e 40°, o hálux valgo é moderado, enquanto o grave é maior que 40°. Isto pode provocar, então, uma perda da funcionalidade do dedão do pé.

O hálux valgo ocorre mais frequentemente entre 40 e 50 anos e atinge, em sua maioria, mulheres (90%). É a doença mais comum do antepé.

Sintomas do hálux valgo

Muitas vezes indolor, o hálux valgo pode, contudo, tornar-se muito incapacitante. A deformação do dedão do pé entra em atrito com o interior do sapato, causando vermelhidão, uma infecção da área de atrito e uma inflamação do revestimento da articulação (bursite). O desvio também causa uma deformação dos outros dedos do pé que atrofiam (dedos em garras) e apresentam calos e bolhas.

A posição do pé fica incorreta ao caminhar, por essa razão uma artrose pode se desenvolver. Nos casos mais graves, complicações cutâneas também podem aparecer.

Causas do hálux valgo

A primeira causa do aparecimento de um hálux valgo é o fator genético. Uma pessoa é mais suscetível ao joanete se algum de seus familiares próximos também apresentar a deformação. Herdar um pé egípcio (dedão do pé maior que os outros) aumenta os riscos.

As mulheres são muito mais afetadas do que os homens, especialmente após a menopausa. De fato, ela provoca uma flacidez das articulações do pé que favorecem seu alargamento. O uso de sapatos de salto alto com extremidades pontiagudas também pode ser uma das causas. Algumas doenças podem ter um papel no desenvolvimento do joanete.

Tratamento e operação do hálux valgo

O tratamento do hálux valgo consiste, em primeiro lugar, no uso de órteses ou palmilhas ortopédicas que mantêm o dedão do pé o mais reto possível. Sapatos terapêuticos adaptados podem ser benéficos. Medicamentos (anti-inflamatórios ou analgésicos) podem ser prescritos para reduzir a dor.

Em caso de hálux valgo grave, uma cirurgia é necessária. No entanto, só é proposta se a dor for insuportável e se o pé estiver extremamente deformado. Realizada sob anestesia local, a técnica cirúrgica mais utilizada consiste em uma osteotomia do primeiro metatarso e uma reorientação dos fragmentos ósseos. Isso permite corrigir a deformidade.

Em alguns casos, o pós-operatório pode apresentar complicações como uma infecção, edema, uma rigidez ou apenas uma recaída. A convalescença dohálux valgo dura entre três e quatro meses. Durante o primeiro mês, é imprescindível usar sapatos ortopédicos especiais e limitar deslocamentos.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações