Insônia: tratamento, o que fazer. O que é insônia?
Insônia: tratamento, o que fazer. O que é insônia?

Insônia: tratamento, o que fazer. O que é insônia?

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em dormir. Ela pode ser passageira (gravidez, períodos de stress) ou crônica. Qual é sua causa e o que fazer em caso de insônia?

O que é insônia?

A insônia é um distúrbio do sono, assim como a narcolepsia, hipersonia, ou apneia do sono. É caracterizada pela dificuldade em adormecer e em dormir suficientemente.

Fala-se de insônia passageira quando a situação é temporária e, geralmente, relacionada a um período de estresse facilmente identificável. A insônia crônica, por outro lado, é mais grave porque se manifesta pelo menos três vezes por semana durante um longo período.

Cerca de um terço dos adultos têm insônia, dos quais 11% sofrem de insônia crônica. As mulheres são mais afetadas que os homens, principalmente durante a gravidez.

Sintomas de insônia

A insônia manifesta-se principalmente pela dificuldade em adormecer e por despertares frequentes ou prolongados durante a noite. O despertar também pode ser prematuro e acompanhado por uma grande fadiga.

Isto acarreta em cansaço, problemas de concentração e de memória, falta de atenção, irritabilidade e sensação de depressão durante o dia. A motivação também diminui e é preciso um grande esforço para realizar simples tarefas. Ao contrário do que se poderia pensar, uma pessoa que tem insônia raramente tem sonolência.

Se não for tratada, a insônia pode causar complicações e problemas de saúde como hipertensão arterial ou distúrbios digestivos. Dificuldades na escola ou no trabalho, bem como um impacto nas relações pessoais e acidentes rodoviários também ser causados pelos problemas de sono.

Causas da Insônia

Geralmente a causa da insônia passageira é fácil de identificar, a insônia crônica pode ter várias origens. Os fatores psicológicos (preocupação, stress, ansiedade) são os mais frequentes, são responsáveis pela metade dos casos. Outras patologias também podem causar a insônia, tais como a depressão, apneia do sono, asma e outras dificuldades respiratórias.

A insônia muitas vezes faz parte da lista de efeitos colaterais de muitos medicamentos. Outras substâncias, como o chá, o café ou o álcool, podem atrapalhar o sono.

Tratamento da insônia

É importante identificar a causa da insônia para corrigi-la, o tratamento geralmente envolve mudança de hábitos de vida e o estabelecimento de uma boa higiene do sono. Assim, é aconselhável manter uma certa regularidade quanto às horas de sono, evitar atividades estimulantes antes de dormir e dormir em um lugar calmo e escuro.

Também é importante, principalmente, não olhar a hora à noite. De fato, isso gera pensamentos negativos (o cálculo do número de horas de sono restantes), o que afeta a qualidade do sono.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações