Hérnia de hiato: o que é? Tratamento, cirurgia, causas e dieta. Como tratar a hérnia de hiato?
Hérnia de hiato: o que é? Tratamento, cirurgia, causas e dieta. Como tratar a hérnia de hiato?
Leia mais

Hérnia de hiato: o que é? Tratamento, cirurgia, causas e dieta. Como tratar a hérnia de hiato?

A hérnia de hiato é um deslocamento de órgão que afeta mais de 60% das pessoas com idade acima de 60 anos. Muitas vezes ela não apresenta nenhum sintoma e, por essa razão, não é facilmente diagnosticada. Por isso é importante informar-se sobre esse mal que pode causar transtornos e complicações.

Definição: O que é hérnia de hiato?

Fala-se de hérnia, geralmente, quando um órgão desloca-se de sua cavidade de origem. No caso da hérnia de hiato, esse órgão é o estômago que passa através de um orifício que se situa no diafragma chamado "hiato esofágico" pelo qual passam o esófago e os nervos vagos. O diafragma é o músculo respiratório que separa a cavidade torácica do abdômen.

Esse deslocamento do estômago ocorre devido à ineficácia dos meios de fixação do estômago e do esófago.

Causas: o que causa uma hérnia de hiato?

As hérnias de hiato adquiridas podem ocorrer por meio de dois mecanismos. A hérnia por deslizamento (tipo 1),consiste no simples deslocamento do esófago abdominal e da cárdia (parte do estômago) para o tórax, e representa 90% das causas da hérnia de hiato.

A hérnia por rolamento(hérnia de hiato paraesofágica ou tipo 2) consiste na passagem do fundo gástrico do estômago através do diafragma, enquanto a parte inferior do esófago e da cárdia permanecem na posição abdominal. Mais rara (10% dos casos), esta forma é muitas vezes resultado de uma deformidade congênita ou de um trauma.

As hérnias de hiato congênitas são bem menos frequentes e resultam de uma malformação do diafragma. Várias vísceras do abdômen passam e invadem o tórax, comprimindo os pulmões e comprometendo o funcionamento do coração.

Sintomas: como detectar uma hérnia de hiato? 

Os riscos da hérnia de hiato aumentam com a idade, ela afeta 10% das pessoas com menos de 40 anos e 70% das pessoas com mais de 60 anos. Certos fatores também parecem aumentar este risco: o sobrepeso ou obesidade, a gravidez, o tabagismo e a tosse crônica favorecem a contração de uma hérnia.

Os sintomas variam de acordo com a origem da hérnia. No entanto, não se trata de uma doença em si, mas para uma posição errada de um órgão. Consequentemente, ela não causa nenhum sintoma por si só, às vezes é diagnosticada por acaso durante uma endoscopia ou radiografia.

A hérnia de hiato por deslizamento pode ser a causa da presença ou agravamento do refluxo gastroesofágico, ou seja, da azia. Quando o suco gástrico volta para o esôfago, esse refluxo provoca sensações de regurgitação que pode deixar um gosto ruim na boca, tosse, dor de garganta... Sem tratamento, estes sucos gástricos podem, eventualmente, irritar a esófago (esofagite) e causar úlceras.

Na maioria dos casos, a hérnia de hiato por rolamento, ou paraesofágica, não apresenta nenhum sintoma. Quando existem, os sintomas mais comuns são dores torácicas ou gástricas, sensação de peso e inchaço após as refeições, falta de ar causada pela compressão dos pulmões pelo estômago, assim como anemia causada por sangramentos mínimos e contínuos, mas estes sintomas são raros. 

Tratamento: como tratar uma hérnia de hiato?

O tratamento da hérnia de hiato consiste em reduzir o refluxo gastroesofágico. Para isso, são utilizados vários medicamentos para reduzir ou neutralizar a acidez, entre eles estão os antiácidos, anti-histamínicos H2, utilizados para neutralizar a produção de ácido pelo estômago e, se esses medicamentos falharem, também podem ser utilizados inibidores da bomba de prótons (IBP).

Finalmente, se o refluxo persistir, considera-se uma intervenção cirúrgica que consiste em reduzir a hérnia e reposicionar o estômago em seu lugar. Em geral, essa operação é realizada por laparoscopia que permite o acesso à cavidade abdominal sem a abertura do abdômen. Isto permite o desaparecimento dos sintomas em 90% dos casos.

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações