Esporão: tratamento, sintomas. Esporão de calcâneo tem cura?
Esporão: tratamento, sintomas. Esporão de calcâneo tem cura?

Esporão: tratamento, sintomas. Esporão de calcâneo tem cura?

O esporão de calcâneo é uma excrescência óssea pontiaguda que se forma sob o calcanhar. Muito dolorosa, ela dificulta consideravelmente o andar. Quais são os cuidados necessários para tratá-lo?

O que é esporão de calcâneo?

O esporão de calcâneo é uma excrescência óssea pontiaguda que se forma sob a parte inferior do calcâneo, o osso do calcanhar. É também chamado de síndrome dolorosa subcalcânea.

O esporão de calcâneo é resultante de uma fascite plantar, uma lesão no pé causada pela inflamação da fáscia plantar, uma membrana fibrosa grossa que vai do calcanhar até os dedos do pé.

Esporão: sintomas

A primeira manifestação do esporão de calcâneo é uma dor forte ao caminhar. A sensação é frequentemente descrita como pisar em um prego ou uma agulha. Na maioria das vezes, ela surge na parte da manhã, ao nascer do sol, e pode aparecer após uma atividade física. 

Andar torna-se difícil, a pessoa afetada tende a compensar essa dor forçando outras articulações, o que pode afetar o joelho, costas ou quadris.

Causas do esporão de calcâneo

A fascite plantar, responsável pelo esporão de calcâneo, é resultante de um esforço excessivo do calcanhar. Este esforço pode ser causado por uma prática esportiva intensa e despreparada, obesidade ou uso de sapatos que apoiam mal o pé (saltos muito altos, palmilhas muito duras).

Tratamento para o esporão

A primeira etapa do tratamento busca reduzir a inflamação da fáscia plantar. Em um primeiro momento, é importante parar toda a atividade física que pode sobrecarregar o calcanhar. Para suportar as dores, anti-inflamatórios ou analgésicos podem ser prescritos. A aplicação de compressas quentes ou compressas de gelo também pode ajudar a aliviar calcanhar.

Se a dor for muito intensa, injeções de cortisona com anestésico são recomendadas. Elas são aplicadas diretamente no calcanhar após a localização precisa do esporão por radiologia. No entanto, para curar completamente o esporão, o tratamento é indispensável. Ele envolve o uso de uma órtese plantar ou de palmilhas ortopédicas, assim como uma reabilitação com um especialista.

Se o tratamento falhar, uma operação cirúrgica que consiste na remoção do esporão de calcâneo pode ser proposta. Ela permite obter uma cura total em 95% dos casos.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações