Enxaqueca oftálmica: sintomas, causas e tratamento. É grave?
Enxaqueca oftálmica: sintomas, causas e tratamento. É grave?

Enxaqueca oftálmica: sintomas, causas e tratamento. É grave?

A enxaqueca oftálmica é uma forma clínica da enxaqueca. Manifesta-se por distúrbios de visão que aparecem durante a crise de enxaqueca.

Definição: o que é uma enxaqueca oftálmica?

A enxaqueca oftálmica consiste em uma forma clínica de enxaqueca (dor de cabeça crônica que se manifesta por repetidas crises mais ou menos intensas). O paciente sente uma forte dor pulsante em um lado da cabeça que piora com a luz e o ruído. Pode ser acompanhada por náuseas ou vômitos.

Sintomas da enxaqueca oftálmica

Entre 10 e 20% dos casos, as crises são precedidas por fenômenos neurológicos anunciadores (visuais, sensitivos, motores...). Esses casos são chamados de enxaqueca com aura. No contexto da enxaqueca oftálmica, esses sinais são distúrbios visuais.

O primeiro sintoma de enxaqueca oftálmica é geralmente o aparecimento de um ponto luminoso, que cresce gradualmente, atrapalhando, assim, a visão. Pode-se também sentir:

- Perda temporária da visão

- Manchas ou formas geométricas sobre os olhos

- Visão turva

- Visão dupla

Causa da enxaqueca oftálmica

Durante uma enxaqueca, os vasos cerebrais se dilatam após uma reação do sistema nervoso. Em caso de aura, este fenômeno é precedido por uma fase de vasoconstrição que dura entre 5 e 60 minutos antes do início das crises.

A enxaqueca oftálmica, muitas vezes, é mais impressionante que uma enxaqueca "clássica", mas não traz mais riscos, é uma doença benigna.

Tratamento: O que fazer em caso de enxaqueca oftálmica

O tratamento da enxaqueca oftálmica é o mesmo da enxaqueca. Ele consiste em tratar as crises (à base de analgésicos) para aliviar os sintomas e em um tratamento de fundo para reduzir a frequência das crises, composto principalmente de betabloqueadores.

Recomenda-se, também, em caso de crise de enxaqueca oftálmica, deitar-se em um lugar escuro e silencioso para evitar o agravamento. Pode-se aliviar a dor de cabeça colocando uma compressa fria na testa e massageando o couro cabeludo.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações